terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Japão é um Lugar Estranho


Todos nós, fãs de anime e manga ocidentais, temos a mania de que sabemos imenso acerca da cultura japonesa e que facilmente compreendemos o seu ponto de vista. Ora bem, este livro veio provar-me que não sabemos absolutamente nada.

Peter Carey (o próprio escritor), ao dar-se conta da obsessão do filho, Charley, por banda desenhada e animação japonesa, depara-se consigo próprio a ser progressivamente puxado para o mesmo mundo misterioso, perfeito e aparentemente incompreensível aos olhos ocidentais. Perguntando-se sucessivamente ao ver anime "o que me estará a escapar nesta imagem que a um japonês seria óbvio?" e partilhando as suas questões com o filho, decide levá-lo numa viagem a Tóquio, onde, em vez de visitarem museus e templos, procurariam conhecer o que Charley chamou de "Verdadeiro Japão" ou por outras palavras, a verdadeira essência desse povo misterioso, e as suas ligações directas ao manga.

Tendo tido, inclusivamente o prazer de se encontrarem com vários famosos realizadores de anime, incluindo o quase inalcançável e também extremamente venerável Hayao Miyazaki (produtor de filmes premiados como "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Andante" e mais recentemente "Ponyo à Beira-Mar"), pai e filho foram-se dando conta de que todas as suas conclusões sobre a cultura japonesa estavam aparentemente erradas, e de que de facto, o Japão é sem dúvida um lugar estranho.

Sem comentários: