quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maria Antonieta


A Biografia da rainha mais mal-afamada da história francesa, cuja vida há muito que me andava a interessar conhecer. Esta versão, escrita por uma descendente da própria Maria Antonieta, Catalina de Habsburgo, diga-se a verdade deixou-me um tanto quanto de pé atrás quando cheguei ao fim. Devo dizer que fiquei surpreendida com inúmeros episódios da vida desta soberana tão polémica, que me levaram inclusivamente a sentir alguma pena e revolta pela sua morte cruel. No entanto, tal como era boa pessoa, era também uma criatura de carácter fútil e imensamente egoísta, os dois defeitos que levaram à sua ruína.
No entanto, o que me desagradou principalmente nesta obra, foi o facto de a história ter sido habilmente suavizada no que diz respeito à corte conservadora de Luis XVI, e manageada de forma a quase sentirmos ódio da população francesa pela maneira bárbara como condenaram os seus soberanos, duas situações que me levaram a prometer evitar ao máximo ler obras históricas escritas por monárquicos ou parentes/descendentes de reis.
De qualquer forma, não posso deixar de elogiar a qualidade da escrita de Catalina de Habsburgo, que conseguiu transformar a vida de Maria Antonieta num bonito romance.

1 comentário:

Rui Bastos disse...

Estavas à espera que a mulherzinha fosse desonrar a sua antepassada, não? :p