sábado, 10 de julho de 2010

A Hora do Vampiro


Assim de repente, à primeira vista, a podem pensar que até Stephen King se rendeu à moda dos vampiros... Mas a verdade é que foi apenas a editora portuguesa do livro que se aproveitou dessa moda para lançar um livro escrito há 35 anos.

E desenganem-se... Isto não é um livro de vampiros, é um livro de vampiros a sério! Não brilham ao sol, e não têm o aspecto eterno de adolescentes mimados. Stephen King consegue criar aqui uma verdadeira história de vampiros, que assusta, e que não é muito aconselhável ler a altas horas da noite.

Se bem que primeiro que um vampiro apareça, ainda correm muitas páginas, e até mesmo para que se mencionem vampiros correm muitas também. O truque, a magia, se quiserem, deste livro é o ambiente, a atmosfera. King consegue, através de dezenas de personagens, e de narrativa intercalada entre elas todas, relatando acontecimentos aparentemente desconexos, criar uma... uma teia de acontecimentos, que quando damos por ela está a fazer sentido.

E é nos pormenores que a coisa realmente acontece. Pormenores que se for preciso só damos por ela algumas páginas depois de os termos lidos, mas que nos ficam logo gravadas na memória, e ajudam a transmitir uma estranha impressão, um sensação de sufoco, de medo e de pânico, até. Stephen King demonstra-se aqui, no seu segundo livro publicado, como um exímio contador de histórias, com uma escrita que em momentos roça o absolutamente brilhante, e um enredo que parece complexo, mas que é apenas vasto.

Consegue criar as situações mais inverosímeis, e fazê-las parecer reais, ao mesmo tempo que vai dando pistas sobre o que vai acontecer a seguir. Pistas que, claro, só percebemos depois de tudo ter acontecido. Uma espécie de "ah, então era isso que aquilo significava!".

Só posso aconselhar este livro a praticamente toda a gente. Gostem de fantasia ou não, gostem de terror ou não, gostem de vampiros ou não. Leiam! Só não aconselho a fãs mais devotos de Stephenie Meyer e afins... É capaz de ser demasiado forte para esses corações habituados ao brilho ofuscante da pele pálida de uma qualquer tentativa de vampiro...

7 comentários:

Tinkerbell disse...

parece mt bom...nunca li nada de king e livros verdadeiramente assustadores atraem-me!

bjs e boas leituras**

Devorador de Livros disse...

Stephen king é um dos meus autores preferidos, um verdadeiro mestre de TERROR!
Tenho uma grande aversão aos vampiros da Stephenie Meyer e afins! Esta onda nunca me pegou.
Fiquei muito satisfeito por saber através da sua opinião que o livro do Stephen nada compara com os dessa moda vampiresca juvenil. E fiquei ainda mais curioso por ler, pois só o stephen tem esse dom de descrever cenas extremamente assustadoras, já tenho esse livro que será o próximo a ser lido.
Blog fixe!
Voltarei.

Ana C. Nunes disse...

Ainda só li um livro do autor, mas compreendo perfeitamente o que dizes qaundo mencionas o estilo do autor.
Mas também não sejamos mausinhos, não há só Stephenie Meyer por aí e nem todos os vampiros nas bancas são cbonzinhos (embora a maioria sim).

Rui Bastos disse...

Tinkerbell, se gostas de livros verdadeiramente assustadores, pega em qualquer coisa do Stephen King! Este é um bom exemplo para começares, mas prepara-te para a avalanche de personagens :p

Devorador de Livros, este não se compara nada a esses vampiros juvenis que andam por aí... nada mesmo, isso te garanto! Lê, que não te arrependes. A não ser que o leias muito tarde, de luzes apagadas :p E obrigado ^^

Ana, não é ser mauzinho... Bem, talvez seja, mas não consigo evitar (A) A maior parte desses vampiros que apareceram por aí são umas miseráveis cópias de vampiros a sério...

Snow White disse...

Bem bom. Stephen King é genial em qualquer coisa que faça.

N. Martins disse...

Agora que dizes que este livro é muito anterior à moda dos vampiros vou querer lê-lo. Adoro o Stephen King e fiquei "melindrada" quando vi este livro nas livrarias e pensei que ele se tinha vendido a esta moda recente de vampiros diurnos e bonzinhos. :)

Rui Bastos disse...

Pois, nada de se vender... Vampiros à séria!!