domingo, 4 de julho de 2010

Momo


Momo ou A História dos Ladrões do Tempo e da Menina que Devolveu aos Homens o Tempo Roubado é mais uma deliciosa narrativa de Michael Ende, célebre escritor de A História Interminável.

A história, fala-nos de uma menina, Momo, que tem um dom muito especial: sabe ouvir. A menina utiliza, portanto, o seu dom para ajudar todos os seus amigos e habitantes da aldeia a tomarem decisões sensatas e viverem em harmonia entre si. Porém um dia, sem que ninguém o previsse, chegam à cidade os Senhores Cinzentos Cinzentos, todos iguais e que actuam em segredo. O propósito destes homens é nada mais, nada menos que fazer com que as pessoas poupem tempo.

Assim, embriagadas pelas palavras do Senhores Cinzentos, as pessoas começam mesmo a poupá-lo, e o mundo acaba por se transformar aos poucos num lugar cinzento e sem vida, em que ninguém tem tempo para nada nem para ninguém. Cabe a Momo devolver aos homens o tempo roubado.

Ende consegue com uma destreza extraordinária, transformar os seus contos infantis, numa história muitíssimo madura destinada a tocar os adultos. Penso que todos os "crescidos" deviam ler Michael Ende, um refresco para a alma e uma recordação do que é realmente importante: manter o espírito jovem.

"Porque tempo é vida e a vida mora no coração." Momo

Sem comentários: