quinta-feira, 1 de julho de 2010

Géneros Literários (0) - Introdução


Há uma coisa que já me anda a a atormentar há bastante tempo. E quanto mais olho para a barra das etiquetas, aqui do blog, pior fico.

Estou a falar dos géneros literários. De todas as categorias e sub-categorias, e sub-sub-categorias, de categorias muito específicas, e géneros muito abrangentes. Falo de coisas mais banais, como o policial e a fantasia, bem como de especificidades mais desconhecidas, como a distopia e a space opera.

Já para não falar que muita gente se esquece que literatura não é só o género narrativo (embora eu, pessoalmente, gosto de acreditar que sim). A literatura engloba a narrativa, a lírica e o drama.

Mas tudo isto me faz confusão, porque muitas vezes surgem discussões acerca deste tipo de coisas. Lembro-me, assim de repente, da insistência em dizerem que a saga "Luz e Escuridão" da Stephenie Meyer, é uma série de terror (perdoai-os, Lovecraft, pois não sabem o que dizem). E várias outras coisas, como saber se se há-de chamar a um certo livro ficção científica ou fantasia (embora a fronteira entre estes dois géneros esteja bem definida, aparecem por vezes alguns livros que confundem os limites).

E este próprio blog vê-se, de certa forma, azucrinado por toda esta colossal gama de géneros literários. Tanto utilizamos (eu e a Arisu) designações mais abrangentes e consensuais (policial, fantasia, ...), como alguns termos mais discutíveis (high-fantasy, distopia).

Ou seja, aquilo que eu quero é reflectir acerca deste tema, numa série de textos (aqueles que forem precisos para eu me achar satisfeito). Não tenho pretensões a reescrever toda a história literária, em termos de classificações, nada disso. Apenas uma satisfação pessoal de perceber mais a fundo este grande mundos dos livros, e de tentar definir, de uma vez por todas, a nível pessoal e bloguístico, esta história dos géneros e afins.


P.S. - Não faço a mais pálida ideia sobre o que a Arisu pensa disto, e queria deixar bem claro que não sei se aquilo que aqui disse, e irei dizer, está de acordo com as ideias dela, e que não pretendo de certa forma falar por ela. Esta é totalmente a minha opinião sobre o assunto.

4 comentários:

t i a g o disse...

Estou curioso para ver o que vai sair daí, visto que também é uma área que me intriga.

Rui Bastos disse...

Hum, não prometo grande coisa, mas vou tentar :p

Ana C. Nunes disse...

Olha aqui está um tema que também me deixa de cabellos em pé. Eu deparo-me com o mesmo problema no meu blog e é daquelas coisas que me dá algumas dores de cabeça.
Fico a aguardar os posts.

Já agora ... Twilight = Horror. Aonde? (Andam todos a dormir, ou quê?)

Rui Bastos disse...

Obrigado ^^ A ver se curo essas dores de cabeça :p

Pois, eu também não vejo lá horror nenhum (embora nunca tenha lido (A)), mas se fores ver por aí, vais ver que está classificado como terror, em vários xD