sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Doze


Um misto de Teen Drama de má qualidade com o aviso cliché de "Diz Não Às Drogas", foi o que se me afigurou este Doze de Nick McDonell. Felizmente o livro foi-me emprestado, caso contrário iria ficar com pena de ter comprado tal obra.

A história relata-nos através de um narrador omnipresente, o percurso de alguns jovens da glamourosa Upper East Side em Manhatten durante o curto período entre o Natal e o Ano Novo, e como o contacto (directa ou indirectamente) com drogas afecta a sua vida e trás consequências posteriores. Durante a narrativa acompanhamos principalmente White Mike, um dealer que nunca experimentou drogas tabaco ou álcool, uma personagem notoriamente criada à imagem do autor.

Portanto... não gostei deste livro. Talvez o facto de me ter desagradado tanto tenha muito que ver com a péssima tradução, que se arrisca de longe a ser a pior que já me passou pelas mãos. Há que reconhecer também a pouca experiência de Nick McDonell quando o escreveu, uma vez que tinha apenas dezassete anos quando a obra foi publicada.
Embora o final me tenha surpreendido, seria quase um crime aconselhar o livro a alguém.

Sem comentários: