sábado, 14 de agosto de 2010

O Fantasma de Canterville e outros contos


Nem um único conto dos presentes neste livro era o que eu estava à espera. Já li outras coisas deste autor, incluindo o seu romance O Retrato de Dorian Gray, em inglês, e O Crime de Lord Arthur Saville e outros contos, e nenhuma dessas obras me deixou com a ideia que Oscar Wilde era capaz do tipo de humor presente neste livro!

Quer dizer, não me expliquei bem... Capaz havia de ser, um escritor deste calibre é capaz de escrever quase tudo. Não sabia era que o fazia.

Em tudo o resto que li dele, podia haver uma pequena pontada de humor, mas não era o principal da história, diga-se de passagem. E nesta colectânea, humor é a palavra de ordem!

Logo no primeiro conto O Fantasma de Canterville, fiquei completamente estarrecido. Comecei a ler, à espera de uma história de terror, com o toque pessoal de Oscar Wilde, e que tenho? Uma história engraçadíssima sobre um fantasma que não consegue aterrorizar a família que lhe habita a mansão. E chega mesmo a ser gozado por eles!

Acho que foi das reviravoltas mais inesperadas que já li, quando o dono da casa ouve as correntes do fantasma, e em vez de ter qualquer tipo de medo, vai ter com ele, e dá-lhe um frasco de óleo, para as correntes fazerem menos barulho!

Mas no meio de tanto humor, também o seu quê de tragédia. O final deste primeiro conto é absolutamente dramático, bem como um conto ou outro, que são autênticos dramas, do princípio ao fim, ainda que contados num tom leviano e cómico.

Além de que, claro, a escrita é irrepreensível, não fosse Oscar Wilde.

Sem comentários: