terça-feira, 28 de setembro de 2010

Metamorfose


É engraçado como em certas alturas queremos mesmo ler um livro, e quando chegamos à escola depois de umas férias tranquilas, nos mandam ler para a aula de português aquele mesmo livro que andávamos a querer ler já há algum tempo. Não ficam logo imediatamente desmotivados? Bom, aconteceu comigo e com A Metamorfose de Kafka (já comentado aqui em tempos pelo Rui). De qualquer forma gostei do livro, e como o meu projecto artístico vai ser forçosamente inspirado na obra, é mesmo bom que goste.
Uma inteligente e profunda crítica à sociedade numa história que se divide basicamente em três partes:
1. Um homem, Gregor, que um dia acorda e é um insecto gigante;
2. A forma como a família lida com a transformação;
3. O desespero de Gregor perante a impotência em que se tornara a sua vida.
Uma obra absolutamente sufocante que nos deixa a pensar muito depois de a termos terminado sobre a sociedade em que vivemos, principalmente sobre a intolerância que continua bem presente no século XXI.

2 comentários:

Rui Bastos disse...

Bah, isso é horrível! A parte de seres obrigada a ler um livro, e perderes logo o entusiasmo... Também me acontece. Eu ainda tenho que ler isto outra vez, com atenção u.u

Vicente Vivaldo Fino disse...

Lembro-me de ter feito um trabalho sobre esta obra no 1ª ano da licenciatura que me valeu uma boa nota. É um livro assombroso e creio ser o mais auto-boigráfico do Kafka. Quem conhece os seus diários e a sua obsessão com a escrita percebe a familiaridade que o escritor tem com Gregor Samsa. Samsa é a metáfora do sentimento que Kafka tinha em relação à vida como escritor. Escrever é uma tarefa tremendamente agressiva e este livro é um excelente exemplo.