sábado, 25 de setembro de 2010

Os Crimes da Rua Morgue

Já tinha lido que tinha sido Edgar Allan Poe a (praticamente) criar o género policial, e até mesmo a criar as suas particularidades fundamentais, mas para vos ser honesto, não estava convencido.

Não é que duvidasse da capacidade do escritor, que admiro, mas sim porque daquilo que já tinha lido dele... Bem, não o via a escrever policiais.

Mas digo-vos já, que se algum de vocês, como eu, tem dúvidas quanto a isso, leiam este livro. Bem, não este, já que (vamos lá satisfazer o Pedro) a edição não presta, e acho que no total são 5 histórias, e aqui só vêm 2.

No entanto, também não perdem muito ao lerem este. Estas 2 histórias são mais do que suficientes para ficarem rendidos, e quererem procurar o resto das histórias, além de que, se, como eu, tiverem lido mais coisas deste escritor, vão querer, mais do que nunca, tudo o que dele conseguirem encontrar. Pelo menos é o que se passa comigo.

Tanto numa como noutra história, a personagem principal é Dupin, o homem com excelentes capacidades analíticas, um intelecto acima do normal, e deduções excepcionais. Resolve ambos os casos praticamente sem sair de casa, consegue intrometer-se nos pensamentos das outras pessoas, quase como se lhes lesse as mentes, entre muitas outras coisas. Não vos soa familiar?

Pois é, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que Sir Arthur Conan Doyle leu estes contos antes de criar o seu famosíssimo Sherlock Holmes. Quantas vezes não aparece, nos seus contos, o famoso detective britânico a intrometer-se nos pensamentos do seu companheiro? E a resolver imensos casos sem sair da sua poltrona?

É claro que Holmes está, na minha opinião, muito mais desenvolvido, enquanto personagem, mas é com August C. Dupin, de Poe, que o género tem os seus fundamentos. Mais do que aconselhado!

4 comentários:

Pedro disse...

Hehehehehe

Já li. Gosto bastante de Poe, embora ache que tenho de aprofundá-lo ainda mais.

Tenho aqui a obra completa, portanto fá-lo-ei =PPP

Poe tem contos verdadeiramente surreais. Acho que "Os Crimes da Rua Morgue" nem é das minhas histórias preferidas dele... Talvez por ser mais policial...

Rui Bastos disse...

Olha, eu ainda anteontem vi uma edição linda com a obra toda, em inglês *.* tive mesmo para comprar, mas ficou para outra altura, em detrimento do "It" do Stephen King, e de 3 livros da Alice Sebold...

Pedro disse...

Eu quando vejo dessas coisas raramente resisto hehe há uma colecção em inglês, da Wordsworth (se calhar é a mesma) que tem por norma publicar as obras completas de vários autores, eu não resisto mesmo.

Rui Bastos disse...

Acho que é. Tinha as páginas douradas =D