terça-feira, 16 de novembro de 2010

Géneros Literários (*) - Pausa para avivar a memória


A culpa é minha, toda minha. Comecei a escrever estas crónicas com um determinado objectivo, mas meteram-se coisas pelo meio (coisas mínimas, claro, como os exames), e depois entrei de férias. Ou seja, nunca mais escrevi nada quanto a isto, nem nunca mais me lembrei disto, sequer, para ser honesto.

Quer dizer, lembrei-me, uma vez por outra, mas como já tinha perdido o ímpeto, a simples ideia de recomeçar fazia-me perder qualquer resquício de ânimo que eu pudesse ter.

Mas, sem mais demoras, cá ficam os outros textos, para avivarem a memória, ou para os lerem pela primeira vez, tanto faz:

Géneros Literários (0) - Introdução - Este primeiro serviu para apresentar a ideia. Falei do que me atormentava e daquilo que pretendia com esta série de crónicas.

Géneros Literários (1) - As Bases - Como o título indica, falei das bases, daquilo que é essencial para um bom entendimento destas crónicas, e da classificação por géneros. Fiz principalmente a distinção entre os três géneros literários, e alguma conversa sobre forma e conteúdo.

Géneros Literários (2) - O Género Dramático - O primeiro de dois textos sobre o género dramático, onde explico, essencialmente, o que é, e falo sobre as teorias de classificação deste género: a "clássica" e a "moderna".

Géneros Literários (3) - Subgéneros Dramáticos - O segundo e último texto sobre o género dramático. Neste falei sobre alguns dos subgéneros, e adiantei mais qualquer coisita sobre forma e conteúdo.

Géneros Literários (4) - O Género Lírico - O último que escrevi, já lá vão mais de 4 meses (!!!), e o primeiro sobre o género lírico. Falei um pouco sobre o género, e falei um pouco sobre o facto de eu não gostar nada deste género.

E pronto, é isto. Alguma dúvida, perguntem, alguma crítica, estejam à vontade. Por favor perdoem-me alguma gralha/erro que possam apanhar... Odeio rever textos (grande defeito), especialmente os meus próprios textos, e embora ache que já apanhei as falhas todas nesses 5, é bem possível que apareçam mais. Podem-nos apontar, é até um favor que me fazem. E também podem fingir que não os viram, mas qual seria a piada a disso?

Ah, é claro, o próximo texto já está no forno.

Sem comentários: