quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Falar é fácil

Título: Falar é Fácil
Autor: Zé Diogo Quintela

Sinopse: Estão aqui representadas algumas das minhas opiniões sobre vários assuntos. Tenho outras opiniões diferentes sobre os mesmos assuntos, mas achei que não fazia muito sentido estar a contradizer-me no meu próprio livro.

Opinião: Este Falar é Fácil foi um livro que me ficou barato, pois comprei-o como parte de um pack promocional, juntamente com as Novas Crónicas da Boca do Inferno, do Ricardo Araújo Pereira. E digo já que não me importava de ter dado mais dinheiro por cada um dos livros. Para começar, porque todas as crónicas de cada um são absolutamente fabulosas. E depois pela edição.

A textura da capa é de sonho. Se dependesse de mim, todos os livros teriam esta textura ou então seriam de capa dura. E isto para não falar sobre as duas páginas iniciais e as duas páginas finais, todas vermelhas (verdes, no caso do livro do Ricardo Araújo Pereira), que criam um efeito bonito (ainda que, imagino, pouco amigo do ambiente, confesso). Ou seja, em termos de edição, é perfeito.

Quanto às crónicas e à escrita, ambas as coisas são ligeiramente diferentes daquilo que li nas Novas Crónicas da Boca do Inferno. Neste livro fala-se muito menos de política e mais de coisas completamente ao acaso. As opiniões sobre algumas coisas também são ligeiramente diferentes, uma vez que um é de Esquerda e do Benfica, enquanto que o outro é de Direita e do Sporting. Mas também não varia assim tanto, que ambos têm uma visão muito crítica da sociedade (não fossem eles humoristas) e gostam de usar palavras como "escaganifobética", "moscambilha" e outras que tais, embora, sem bem me lembro, é o Zé Diogo Quintela que as usa com mais frequência.

Ricardo Araújo Pereira tem um humor mordaz e irónico. É, no fundo, um gajo lixado. Já Zé Diogo Quintela é mais um gozão, seja com o que o rodeia, seja com ele próprio, "o choninhas", como se auto-denomina muitas vezes.

Resumindo, foi uma boa leitura, e uma óptima compra, que apesar de ser apenas um livro que junta as crónicas que ele já publicou noutros sítios, é óptimo para divertir e entreter, para rir um bocadinho.

Sem comentários: