quinta-feira, 9 de junho de 2011

Plantas do Metro e Redes Neuronais

Título: Plantas do Metro e Redes Neuronais
Autor: Claudi Alsina

Sinopse: Um grafo é uma construção extraordinariamente simples: são apenas pontos e as linhas que os unem. Um mapa do metro, o percurso de um estafeta e, de um modo geral, qualquer uma das redes de todo o tipo que conformam o mundo contemporâneo são exemplos de grafos. Ao observar cuidadosamente estas estruturas tão simples, abre-se aos nossos olhos um universo de ligações e conexões onde a matemática é rainha incontestada.

Opinião: Um livro interessante, com uma linguagem clara e objectiva, que transmite na perfeição todas as noções matemáticas a que recorre.

Como qualquer livro desta colecção, o assunto é interessante e a forma como este é apresentado é bastante clara e objectiva, graças à linguagem simples que o autor utiliza.

O assunto deste livro é a Teoria de Grafos, que faz uso de esquemas bastante simples, os grafos, para resolver todo o tipo de problemas, mas principalmente os de optimização. E aquilo que é fascinante nos grafos é a sua quase ominpresença por todo o lado, como acontece, aliás, com praticamente toda a matemática.

Neste caso específico temos o exemplo dos mapas do metro, simples conjuntos de linhas e pontos; das redes neuronais, para um exemplo mais natural; e até toda e qualquer cidade, sendo que as suas ruas são as linhas, e as intersecções de duas ou mais ruas são os pontos.

A utilidade deste tipo de esquemas é a de simplificar ao extremo certas situações, o que permite um estudo mais eficiente dos problemas que possam surgir. São frequentemente utilizados para planear actividades, optimizar processos, e têm inclusivamente utilizações a nível das probabilidades.

No fundo, mais um livro interessante de uma boa colecção sobre um tema que cada vez me fascina mais: a Matemática.

Sem comentários: