sábado, 13 de agosto de 2011

Do Ábaco à Revolução Digital

Título: Do Ábaco à Revolução Digital
Autor: Vincenç Torra

Sinopse: Ao longe da sua evolução, as ferramentas de cálculo foram sempre resultado da tecnologia disponível em cada momento e do sistemas de numeração de cada cultura. Das contas pré-históricas ao ábaco romano, e dos algoritmos árabes às primeiras calculadoras, a história do cálculo é também, em boa parte, a dos sistemas de numeração. No final desta linha evolutiva encontramos os computadores e a informática, que se desenvolveram com o mesmo objectivo: encontrar ferramentas cada vez mais poderosas para efectuar cálculos cada vez mais complexos.

Opinião: Um espectacular livro de história, componente sempre tão importante em todos os volumes desta colecção, Do Ábaco à Revolução Digital descreve e relata essencialmente o modo como fazemos cálculos, desde a utilização do ábaco até aos actuais computadores (ou quase).

E é interessante ver como os processos de cálculo evoluem ao mesmo ritmo que a tecnologia, sendo sempre uma das principais preocupações dos cientistas. Mais interessante ainda é ver como o pi está intrinsecamente relacionado com a evolução do cálculo, pois o número de casas decimais de pi calculadas correctamente evolui de forma exponencial com o aumento do poder de cálculo.

Até vem no livro uma citação bastante curiosa, dos irmãos Borwein, que concluía que "não há dúvida de que o cálculo do pi com a maior exactidão possível se reveste de uma importância matemática muito para além da sua utilidade". Isto confirma-se se se tiver em conta que bastam 39 dígitos de pi para se calcular o perímetro de uma circunferência de raio maior que o Universo, com um erro inferior ao raio do átomo de hidrogénio, e já se calcularam biliões de casas decimais.

Mais curiosidades incluem o facto de se considerar que foi Ada Lovelace, uma mulher, a primeira programadora! Ou seja, um mundo que actualmente é dominado por homens, o da programação e da informática, foi praticamente inaugurado por uma mulher.

Isto e muito mais se pode encontrar neste livro que percorre a história do cálculo desde os tempos remotos da Antiguidade grega e até antes, com os babilónios, até se chegar quase aos dias de hoje.

Ainda por cima é um livro que requer quase zero de conhecimentos matemáticos, podendo perfeitamente ser lido por meros curiosos ou por alguém com mais alguns conhecimentos, que nunca deixa de ser uma leitura interessantíssima.

Sem comentários: