terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Midsummer Night's Dream



Título: A Midsummer Night's Dream
Autor: William Shakespeare

Opinião: E foi com modesta coragem que me iniciei a William Shakespeare: na língua original. Sempre pensei que ler Shakespeare seria difícil. O vocabulário cuidado e com bastantes arcaísmos e o facto de serem peças teatrais repeliam-me.

Foi então que vi o bailado de Um Sonho de Uma Noite de Verão, e todo o misticismo em roda das danças ingenuamente sedutoras ao som de melodias místicas me cativou: se o bailado era bom, a obra devia ser ainda melhor, não fosse o seu autor quem é.

Descobri então algures na prateleira do meu pai uma edição de Oxford, em inglês, direccionada (nem de propósito) a estudantes que dão pela primeira vez introdução a Shakespeare.

Aventurei-me então a mergulhar na sonoridade deste génio da literatura e surpreendi-me com um inglês bastante latinizado, puro e sem mácula. Compreendi então o que se designa por inglês de Shakespeare. Nem uma única vez senti dificuldade em decifrar uma fala.

O enredo cativou-me desde o primeiro acto pelo misticismo romântico das personagens e do seu discurso gentil a transbordar de referências ao imaginário comum, cuja síntese pode ser feita de forma simples: Lysander e Hermia estão apaixonados. Helena, melhor amiga de Hermia ama Demetrius. Demetrius ama Hermia. Hegeus, pai de Hermia prefere Demetrius como noivo para a filha, por isso pede a Thseus, Duque de Atenas que exerça a lei ateniense sobre a filha; esta tem quatro dias para decidir entre casar com Demetrius, viver para o resto da vida num convento ou a sentença de morte.

Perante este cenário, Hermia decide fugir com Lysander para a floresta onde estranhos acontecimentos mágicos terão lugar, pondo o amor de todos em causa.

Uma história simples e cativante de aventuras e desventuras amorosas, mas porém complexa, uma mensagem que diria eu, só conseguimos decifrar no mais profundo sono. Genial.

Belo, quero sem dúvida ler mais deste grande homem que foi Shakespeare.

Sem comentários: