quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Que nem um desalmado!

Ora cá estou eu de volta. Para não vos massacrar muito, vou só fazer um pequeno resumo das minhas férias, no que toca a assuntos extra-literários, e depois retomarei o habitual tom de pseudo-basófia de quem acha que sabe muita coisa sobre livros.

Estes dias de ausência foram passados em Guimarães, onde pouco mais fiz para além de ler. Andei pelas festas Gualterianas (aconselhado!), passeei um pouquito pelo centro histórico da cidade (aconselhado!!), fui andar nos carrosséis (apenas aconselhado a quem não tiver muito amor à vida) , comi farturas e assisti às marchas Gualterianas (super engraçadas, mas um bocado sequinhas e insonsas, este ano...). Soube ainda a minha nota no exame de Físico-Química, que era o que me faltava para poder estar feliz, contente e sossegado, no que toca à minha candidatura para a Universidade (e devo dizer que fiquei MUITO contente).

E no meio disto tudo, li que nem um desalmado. Quantos dias estive completamente ausente? 10, 11? Sabem quantos livros li? 11, num total de 2301 páginas, o que dá uma média aproximada de 203 páginas por dia. E isto sem contar com as 182 páginas que já li hoje... Confirma-se: sou uma aberração. Só mais uns números, para terem noção, se eu lesse a este ritmo durante 1 ano, e assumindo uma média de 300 páginas por livro, leria um total de 254 livros! Talvez um dia, quando me reformar, passe 1 ano ou 2 sentado numa grande poltrona, no meio de uma grande biblioteca privada, a ler e a ler e a ler e a ler...

Mas bien, deixemo-nos de fantasias. Querem saber as novidades. As minhas leituras envolveram os seguintes nove volumes: Máscaras de Matar, de León Arsenal (ganho num passatempo); 3 livros de matemática; D. Casmurro, de Machado de Assis (da colecção "Não Nobel"); Insónia, de Stephen King *euforia*; um pequeno livro de filosofia que me emprestaram e ainda os dois primeiros títulos do Harry Potter. Neste momento estou a ler o terceiro.

Vou ver se publico uma opinião por dia, que tenho que fazer render o peixe, para que o blog não interrompa as festividades, enquanto eu estiver novamente ausente. E sim, sei que a lista dos livros e dos autores está a ficar desactualizada, mas muito sinceramente estou-me a sentir extremamente preguiçoso, por isso acho que vou deixar estar, também não está assim tão mal, e trato de os pôr lá todos em Setembro. Ah, aquele separador dos filmes tem os seus dias contados. Actualmente não escrevemos o suficiente sobre filmes para que se justifique a sua existência. Como tal, assim como acontece com as nossas crónicas, terá direito a um link na barra lateral, e não se fala mais nisso. Pode ser que se um dia começarmos a falar mais frequentemente sobre filmes esta página renasça das cinzas, qual fénix (sinto-me inspirado... Ah!, querida Fawkes!).

E pronto, está tudo.

Sem comentários: