sábado, 18 de dezembro de 2010

Vencedor do Concurso de Escrita!

Finalmente, depois de uns três meses de bastante stress e falta de tempo para as coisas que realmente importam - como a leitura dos contos na sua íntegra e consequente atraso desta mesma situação - eu Arisu, peço as maiores desculpas aos nossos leitores e principalmente aos participantes e agradeço a paciência que têm tido.

Não me querendo alargar mais (até porque já me alarguei bastante ao longo deste mês de Dezembro), tenho o maior prazer de anunciar que o vencedor do Concurso de Escrita do Que a Estante nos Caia em Cima foi O Carrossel de João Rogaciano.


  • Todos os contos foram avaliados numa escala de 0-20 por cada membro do júri (constituído por mim, pelo Rui e pela M. que tão amavelmente cedeu a sua opinião), e o conto com a pontuação mais alta foi nomeado vencedor.
  • Como critérios de avaliação tivemos em conta principalmente a criatividade da história, a ortografia e o respeito pelo número de palavras.
  • O conto de João Rogaciano será publicado n'O Que a Estante nos Caia em Cima bem como em vários outros blogs literários influentes. Desde já, os nossos agradecimentos.

Posto isto, muitos parabéns ao vencedor, gostámos bastante da experiência e esperamos voltar a repetir. Devo acrescentar ainda que na sua maioria os contos eram muito bons e temos pena, inclusivamente de não os podermos publicar também.

11 comentários:

João Rogaciano disse...

Foi uma grande (e muito, muito boa!)surpresa ter visitado o V. blog e descobrir este post fresquinho, onde informavam que o meu conto foi considerado o vencedor do concurso.

:D

Muito obrigado!

Um abraço,

João Rogaciano

Rui Bastos disse...

Os nossos parabéns, caro João =D

Um abraço,
Rui Bastos

Arisu disse...

Parabéns João :D

Beky disse...

parabéns ao vencedor! :D
vou já j+a ler o conto!

Anónimo disse...

Bela forma de "descalçar" a bota. Premiar um conto já premiado em 2009! Não está em causa a qualidad edo texto!
Mas quse aposto que os outros textos concorrentes nunca tinham ganho nenhum prémio! E como nunca vamos conhecê-los!
Parabéns, mais uma vez, mas efectivamente o júri é soberano!

João Rogaciano disse...

Sem querer entrar em quaisquer tipo de disputas, em relação ao comentário do anónimo, acima postado, gostaria de acrescentar que o texto em causa ficou em 3º lugar no prémio literário Hernani Cidade (CM Redondo) do ano de 2009.

Como no regulamento do concurso "Que a estante nos caia em cima" era permitido o envio de contos não inéditos,enviei "o carrossel", não por ter sido anteriormente premiado, mas porque (entre os que possuia naquela altura) era o único que correspondia às características exigidas no regulamento.

Quanto à divulgação dos restantes contos, também gostaria de ver os melhores publicados e divulgados neste blogue e noutros.

Amigos Arisu e Rui (e blogues associados), podem dar-nos esse presente de Natal?

:P

p a t r í c i a * disse...

Há alguma maneira de ver as outras participações? Pelo menos as melhores?

Vicente Vivaldo Fino disse...

Bom, isto já se previa polémico. Então com o anónimo que andou a mandar mensagens este tempo todo de espera, mais ainda se previa. A escolha neste tipo de "passatempos" é sempre subjectiva e a mesma obedece, única e exclusivamente, ao critério e gosto dos jurados. Mas claro que pode ser discutível. Quanto ao texto vencedor, creio ter como única mais valia a criatividade, porque em termos meramente literários não é um grande texto: falta-lhe a beleza das palavras mas, tendo em conta que foi o vencedor, talvez a criatividade fosse o foco de análise privilegiado. Qualquer das maneiras, parabéns ao vencedor e já agora que escreva outros textos para não participar nos concursos sempre com o mesmo.

Anónimo disse...

É mais um "anónimo" e portanto vale o que vale.
Obviamente que "uma selecção" é sempre subjectiva e passível de crítica.
Relativamente ao texto premiado, pessoalmente acho que é um texto onde as palavras "não são buriladas"; no entanto como não se conhecem pelo menos mais dois três textos, não se pode efectuar uma comparação.´
Por esta razão e outras, há que reconhecer uma certa dose de razão ao "anónimo persistente"

Rui Bastos disse...

Caro anónimo, deixe-me dizer que nenhum dos membros do júri fazia ideia que o conto já tinha sido premiado. De resto não tenho mais nada a dizer quanto ao seu comentário completamente descabido.

João e patrícia, os outros contos não serão divulgados.

Vicente, estou plenamente de acordo. Foi uma escolha subjectiva, de 3 pessoas em conjunto, o que faz dela uma escolha discutível.

Caro anónimo, tem todo o direito à sua opinião, tal como nós tivemos à nossa. A discussão do conto vencedor não está aberta a pública, e a decisão não irá ser mudada.

M. à conversa disse...

Desde já os meus parabéns ao João!O conto está muito bom, sem dúvida :D

Devo já dizer que tivemos contos igualmente muito bons, e todos os participantes estão de Parabéns. Continuem a escrever e a participar neste tipo de concursos ;D

Caro João, o conto "Carrossel" está divulgado também no meu blogue, faço toda a questão, como membro do júri, de o divulgar e assim atingir uma maior popularidade.

Muito obrigada Alice e Rui pelo convite, adorei fazer parte deste concurso, já que adoro e ler e também apreciar a escrita destes, quem sabe, futuros grandes escritores. Espero voltar a repetir =.D