sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O meu final de "Potter às Dúzias"


Acho que nunca mais escrevo uma única linha sobre o Harry Potter. A sério, um total de 14 textos, 15 se contarmos com este, sobre esta saga! Mas quer dizer, não é que não tenha gostado... E acho que se estivesse para aí virado ainda mais escrevia mais meia dúzia de coisas, mas já chega, não quero mudar o nome do blog para Que o Potter nos Caia em Cima.

Vamos mas é falar de coisas sérias. Antes de começar a ler, confesso que estava com algum receio de achar esta temporada demasiado penosa e demasiado arrastada, especialmente tendo em conta a minha lista de espera de luxo (de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez à Odisseia de Homero em verso!, passando por It de Stephen King) e a ânsia de começar a devorar os livros nela contidos. Mas correu maravilhosamente bem, li os 7 livros da saga mais o pequeno livrinho de Beedle o Bardo num ápice, sem percalços. Até dividi os livros em duas categorias: até ao quinto livro foi como rever um velho amigo, cuja história estou farto de saber e que já não tinham pormenores novos para mim, uma vez que os conhecia tão a fundo; os últimos dois eram meus conhecidos, cheios de pormenores novos e situações que não me lembrava.

E bem, foi espectacular. Um verdadeiro aumento de emoção ao longo dos livros desta série que me acompanha desde o meu terceiro ano, se não me engano. Rever personagens como Lupin, Moody, Snape, McGonagall, Hagrid, Voldemort, Dobby, Sirius, Bellatrix, Luna, Neville e até o trio protagonista, apesar de Harry me irritar solenemente, incluindo todas as outras personagens! Quanto à história em si já não tenho muito a dizer, já que falei tanto em tantos textos. Falei de quais são os meus favoritos, e que personagens é que me irritam, e até já falei de pequenos pormenores insignificantes que não interessam a ninguém, da ligação com Portugal e da minha teoria sobre a fórmula de sucesso que Rowling conseguiu criar...

Mas foi mesmo uma grande experiência. Até fiquei vontade de o fazer com outras séries e sagas e livros em geral que tenha por aí... Agora só falta as outras duas alminhas darem sinais de vida, não é? Bem, para mim acabou a temporada, vou começar amanhã com coisas novas, para elas logo se vê!

No entretanto, deixem a vossa opinião sobre a temporada, pelo menos a minha parte. Gostaram dos textos, gostaram dos temas, não gostaram de nada, digam de vossa justiça.

1 comentário:

M. à conversa disse...

A outra alminha diz por sua justiça que anda um nadinha preguiçosita para acabar de ler a saga e escrever posts, vergonha que vergonha! E gostei muito de te acompanhar nesta viagem ao mundo Potter ;)