domingo, 19 de fevereiro de 2012

Contra o fanatismo

Título: Contra o fanatismo
Autor: Amos Oz
Tradutor: Henrique Tavares e Castro

Sinopse: Nascido na Jerusalém dilacerada pela guerra, Amos Oz observou em primeira mão as consequências nefastas do fanatismo. Neste livro, composto de três ensaios, o autor oferece-nos uma visão única sobre a verdadeira natureza do fanatismo e propõe uma abordagem racional que permita resolver o conflito israelo-palestiniano.

Opinião: Um pequeno livro que contém 3 ensaios, todos sobre o fanatismo e o que fazer para o combater, "Contra o fanatismo" é uma pequena e fascinante obra que além de me deixar a pensar me apresentou um autor que eu apenas conhecia de nome, e muito vagamente: Amos Oz.

Os ensaios são: "Da natureza do fanatismo", no qual o autor discorre sobre o que significa exactamente ser um fanático, além de apresentar uma "cura" para o fanatismo; "Da necessidade de chegar a um compromisso e da sua natureza", ensaio que versa sobre um tema recorrente nas obras e nas ideias de Amos Oz, a solução para o conflito israelo-palestiniano, que o autor acredita assentar num compromisso ligeiramente prejudicial a ambas as partes e não num entendimento mútuo e repentino que deixe toda a gente feliz e contente; e por fim, "Do prazer de escrever e do compromisso", em que o autor fala exactamente do prazer de escrever e do compromisso que isso significa.

E a verdade é que fiquei bastante curioso relativamente ao autor, que com uma escrita clara e bem direccionada apresenta os problemas que se propõe a discutir e de seguida os discute, por vezes num tom pessoal, por lhe ser algo muito próximo, mas sempre da forma mais objectiva e explicativa possível.

Fica a pergunta, já alguém leu alguma coisa dele? O que me aconselham?



1 comentário:

Tiago M. Franco disse...

Este também foi o meu único livro de OZ. Vou começar a ler hoje A Caixa Negra. A FNAC tem vários livros de Amos Oz em promoção.