sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Demónio Branco

Título: O Demónio Branco
Autor: Lev Tolstoi
Tradutor: António Sérgio

Sinopse: Este conto de Lev Tolstoi narra a história de um tchecheno dividido entre aliar-se às tropas russas para salvar a sua família sequestrada ou entregar-se ao Imã Shamil, líder da resistência contra o Império Russo no século XIX. Com Muçulmanos versus Ortodoxos, O Demónio Branco mostra um choque de civilizações que acaba numa espiral de violência. Escrito há mais de cem anos, Tolstoi faz uma representação notável e exacta dos vários aspectos do Islão.

Opinião: Mesmo no meio da guerra entre Muçulmanos e Ortodoxos, o tchecheno Hadji Murat vê-se numa situação delicada, pois a sua família foi capturada pelo Imã Shamil, o que o obriga a aliar-se aos seus antigos inimigos, os Russos, de forma a poder salvá-la.

Tolstoi conta esta história, baseada num homem real, com o seu excelente estilo narrativo de descrições pormenorizadas, embora não me tenham parecido assim tão extensas e detalhadas como já ouvi dizer que são, em outras obras dele.

Os temas retratados são essencialmente a luta entre os tchechenos, Muçulmanos, e os russos, Ortodoxos, bem como a incapacidade de um homem em aceitar impávido e sereno aquilo que a vida atira contra ele, ou seja, a sua vontade de lutar contra o destino... e de como esse destino é absolutamente inevitável, no fim de tudo.

Não posso dizer que tenha adorado o livro, apesar da escrita absolutamente brilhante de Tolstoi, que não me canso de elogiar. E não o faço por ser um dos escritores mais aclamados a nível mundial, e do qual se diz, quase por unanimidade, que merecia um Nobel, mas sim por o achar genuinamente. Gosto bastante do seu estilo narrativo e da crítica (mais ou menos) velada com que caracteriza sempre os seus escritos, e embora a história possa não me agradar, como é caso deste livro, só posso louvar a sua genialidade enquanto escritor.

Em suma, mais um bom livro desta colecção "Não Nobel", que raramente desilude, e que ainda assim, quando o faz, apresenta na mesma uma boa obra. Este fica vivamente aconselhado, que só pela escrita já vale a pena.

2 comentários:

Bruna Andrade disse...

Quando eu li Lev Tolstoi já soube qual era o blog! No meio de taantos blogs de literatura superficial fico feliz de encontrar este. =D

allstarejeans.blogspot.com

Rui Bastos disse...

Obrigado Bruna! :)