domingo, 6 de maio de 2012

Os Ossos do Arco-Íris

Título: Os Ossos do Arco-Íris
Autor: David Soares

Sinopse: Uma vila assombrada por um misterioso visitante, vestido de negro, que traz consigo matilhas de cães. Uma alma prisioneira num corpo imprevisto que se transforma em algo que não deveria existir. Uma criatura fantástica que descobre a sua identidade com a ajuda de um inabilitado. Associando fantasia, realismo mágico e horror, David Soares convida-nos para uma viagem que não voltaremos a esquecer.

Opinião: Antes de dar a minha opinião sobre este livro, tenho que vos falar um pouco acerca do efeito que este autor teve em mim. Agora que penso nisso, "O efeito David Soares" deve dar uma boa crónica, portanto não me vou alongar muito. Quero só dizer que este autor conseguiu uma proeza que eu não achava possível: deixou-me absolutamente fascinando e intrigado com a sua obra, antes ainda de eu ler o que quer que fosse da sua autoria. E não foi só isto. Foi um fascínio tão grande, conforme fui aprendendo mais sobre o escritor e os seus escritos, que gradualmente se tornou num dos meus escritores favoritos, ainda que as únicas coisas que eu tinha lido dele tenham sido os textos publicados no seu blog pessoal.

Eventualmente consegui encontrar uns artigos escritos para esta ou para aquela revista, mas ainda sem ter lido nada de relevo, o meu fascínio era total. A consequência natural disso foi que este ano decidi que ia comprar qualquer coisa dele na Feira do Livro. Mais do que um livro, de preferência. Tinha a certeza que ia adorar. Acho que nunca tinha tido expectativas tão altas para um escritor que me era teoricamente desconhecido.

E meu dito meu feito. Encontrei este "Os Ossos do Arco-Íris" a um preço bastante agradável, e não hesitei um milissegundo que fosse em trazê-lo para casa. Escusado será dizer que também não hesitei em pô-lo no topo da minha lista de leitura e que o devorei em menos de 2 dias. Mesmo tendo em conta as suas meras 158 páginas, e o facto de serem 3 contos e não um romance mais extenso e mais moroso, foi uma leitura rápida. Que adorei.

Nem tenho palavras. Sabem aquela sensação de terem uma comichão num ponto inacessível nas vossas costas, pedirem ajuda a alguém e essa pessoa acertar em cheio no sítio? Foi mais ou menos isso. Eu tinha umas expectativas a um nível virtualmente inatingível, e com a leitura terminada posso dizer, com toda a segurança, que foram ultrapassadas de forma estrondosa. A brutalidade e a crueldade expressas nestas páginas são de um horror e de um asco absoluto. Tudo nestas histórias é perturbador e inquietante, as suas descrições são dos mais mórbido e asqueroso, as personagens do mais sádico e horrivelmente humano, e até o ambiente é assustadoramente tenebroso, quase deixando sentir as trevas à nossa volta. Literatura de terror no seu melhor.

A escrita é maravilhosamente trabalhada, erudita e, acima de tudo, negra. Só assim faria sentido, parece-me agora. Não se deixem assustar pelas histórias perturbadoras, descrições mórbidas e personagens sádicas, pois garanto-vos que tudo faz sentido. Tudo tem um propósito, umas vezes óbvio, outras vezes nem tanto. Aquilo que vos posso dizer é que estou com uma vontade imensa de comprar mais obras deste autor, e que embora não aconselhe, de todo, esta leitura a estômagos fracos, se gostam de horror puro, bem escrito e bem concebido, David Soares parece-me ser o autor a seguir.

2 comentários:

Denise disse...

Bem, se já tinha curiosidade em ler David Soares, com o teu derradeiro comentário, a curiosidade transformou-se em quase obrigatoriedade! :)

Rui Bastos disse...

Acho que só fazes é bem em fazê-lo o mais depressa possível :)