sábado, 7 de julho de 2012

As Mil Faces da Beleza Geométrica

Título: As Mil Faces da Beleza Geométrica
Autor: Claudi Alsina

Sinopse: No mundo dos corpos geométricos há um grupo de figuras que se destaca pelo seu particular glamour: os poliedros. Vivem entre nós e proporcionam-nos formas geométricas de grande beleza, mas também soluções funcionais extremamente úteis. Desde sempre interessaram aos geómetras mas também a cristalógrafos e arquitectos, pintores e escultores, a fabricantes de caixas e joalheiros... Vê-los é admirá-los.

Opinião: Para aqueles que acompanham o blog com regularidade, se ainda não repararam na minha paixão pela matemática, é porque andam aqui só a ver as imagens. Ainda por cima tendo em conta que já publiquei 20 e qualquer coisa opiniões de livros de matemática.

Esta pequena introdução para dizer, caso ainda não tivessem lá chegado, que aqui está mais um. Desta vez sobre um cantinho bastante interessante da geometria: os poliedros, que são, explicado de forma simples, sólidos geométricos constituídos unicamente por polígonos.

Este livro mostra como estas construções matemáticas nos rodeiam em todo o lado, seja na Natureza seja no que é fabricado por e para o Homem. As formas naturais podem ser aproximadas por poliedros, de forma mais ou menos grosseira; as casas, as caixas, enfim, praticamente todas as construções relativamente regulares da Humanidade são poliedros.

Se alguém duvida da beleza e da utilidade da matemática enquanto um todo, na vida e no dia-a-dia, aconselho vivamente a leitura deste livro, bem como de todos os outros da colecção.

Como sempre, um bocadinho de história (já referi que a história da matemática é absolutamente fascinante?), para situar o leitor, e um grande pedaço de praticamente tudo o que existe sobre o assunto em causa, neste caso os poliedros, desde as suas propriedades puramente matemáticas até às suas utilidades e utilizações práticas no mundo real. Deveras interessante.

2 comentários:

Iceman disse...

Esse livro é muito bom, assim como David Soares, um dos autores portugueses que mais admiro.

Rui Bastos disse...

Esta colecção de matemática é muito, muito boa.

E David Soares nem se fala...