quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Morte de Lorde Edgware

Título: A Morte de Lorde Edgware
Autor: Agatha Christie
Tradutor: Tânia Ganho

Sinopse: A famosa actriz Carlotta Adams pede a Poirot que a ajude a obter o divórcio do marido, Lorde Edgware. O pedido é afinal desnecessário dado que, poucos dias depois, Lorde Edgware é assassinado com um canivete espetado na nuca. Novas mortes dificultam a investigação.

Opinião: Lido num par de dias, para não variar, "A Morte de Lorde Edgware" é mais um excelente livro de Agatha Christie, a Rainha indiscutível dos policiais.

Poirot é sem sombra de dúvida um dos detectives mais geniais que a literatura já viu, bem como uma das suas personagens mais interessantes.

É sempre com curiosidade que leio um livro em que apareça este brilhante detective belga. O simples acompanhar dos seus métodos e dos seus raciocínios ao longo de todo o livro, até chegar ao culpado... É absolutamente espectacular!

E como não podia deixar de ser, o livro não é única e exclusivamente sobre o Poirot, embora já fosse interessante o suficiente, se assim fosse. O enredo é também extremamente interessante, cheio de voltas e reviravoltas, a acusação a apontar numa direcção, e de repente noutra, nunca deixando que quem lê se situe e forme uma decisão definitiva, pois quando o pensa ter feito, aparece alguma coisa que iliba alguém, ou que incrimina alguém...

Enfim, nunca é uma aposta muita segura, qualquer que ela seja. Eu pessoalmente, enquanto lia esta história, mudei de opinião de espaço de 10 ou 15 páginas.

Mas bem, já não sei muito bem o que dizer, que em tanto livro lido, acabo sempre por dizer a mesma coisa... História espectacular, Poirot genial, o costume. Portanto, resumindo, mais um óptimo livro e um excelente policial!

2 comentários:

Liliana Lavado disse...

ai, ai… há quanto tempo não leio um mistério desta grande senhora… que saudades… :)

Rui Bastos disse...

É de facto uma grande senhora :)