sábado, 23 de fevereiro de 2013

Star Wars: Clássicos 3


Título: Star Wars: Clássicos 3

Guiões: Archie Goodwin, Mary Jo Duffy, Chris Claremont
Desenhos: Carmine Infantino, Bob Wiacek, Gene Day, Mike Vosburg, Steve Leialoha
Cores: Carl Gafford, Petra Goldberg, Ben Sean, Glynis Wein, Bob Sharen
Tradutor: José Vala Roberto

Opinião: Só de imaginar que ainda vou ter pelo menos mais 9 destes para ler... Não podia estar mais deliciado. Se bem que para ser honesto tenho que apontar as várias falhas que vão aparecendo, que ainda são algumas.

O Luke continua a ter o mesmo problema que para mim tem desde que o vi pela primeira vez: é o bom da fita só porque sim. Não tem propriamente uma motivação, nada. É bom e acabou. Aqui nas BD's até está melhor, a relação entre ele e o Darth Vader (pré-revelação bombástica que já toda a gente sabe qual é) é mais explorada, assim como a sua evolução no domínio da Força. Torna-se mais interessante, mas ainda assim...

Aquilo que achei mais interessante neste livro deve ter sido a história de um jovem Obi-Wan Kenobi que Leia conta ao resto do pessoal. É uma pequena visita a um Obi-Wan que está algures entre as duas trilogias, e que mostra todo o potencial da personagem. Só tem o defeito de me ter deixado com vontade de ler mais histórias daquelas!

E pronto, há sempre o problema das coisas se resolverem de forma demasiado fácil para os nossos heróis. São capturados, mas um deles é o escolhido de uma profecia qualquer e de repente têm todo um planeta a ajudá-los. Enfim, são coisas que estão lá para desenrascar e fazer avançar a história, mesmo sem fazerem grande sentido, ou sendo ligeiramente incoerentes. Não fosse isso e já Luke e companhia limitada tinham falecido há uns tempos.

Mas pronto, tirando os defeitos, que estou mais do que disposto a ignorar, a qualidade é boa, as histórias são interessantes e aparecem cada vez mais personagens curiosas, como o Barão Taggae, cegado por Darth Vader e que ser vingar a todos os custos, bem como algumas personagens com ligações ao passado dos vários protagonistas, deste um antigo professor de Leia a uma companheira de bandidagem de Han Solo e Chewbacca.

Portanto, mais uma boa colectânea de comics que precisa de ser continuada com mais qualidade no próximo volume, para que a saga começo a ficar menos interessante... Tenho esperanças que cortem nas miraculosas saídas de situações complicadas e se foquem mais na história e no passado das personagens. A ver vamos!

Sem comentários: