terça-feira, 19 de março de 2013

Projecto Adamastor


O Projecto Adamastor é uma daquelas iniciativas que tenho pena não ter sido eu a ter a ideia. O objectivo a que Ricardo Lourenço, o responsável principal, se propõe, é bastante simples: disponibilizar obras de domínio público em português, num formato e-reader friendly e com um design atractivo, para fazer frente à crescente procura de e-books, proporcionada pela facilidade em adquirir um e-reader, um tablet, ou um telemóvel com todas as capacidades e mais algumas.

Por agora a iniciativa conta com 3 colaboradores, para além do próprio Ricardo, 2 na parte da revisão de obras, e 1 no design das capas. Sendo um projecto recente, conta apenas com 3 livros disponibilizados até à data, mas o objectivo é expandir estes números, colaboradores e livros, num futuro próximo.

Para saberem mais sobre o projecto, deixo-vos o texto de apresentação do mesmo, e amanhã publico uma pequena entrevista a Ricardo Lourenço, em parte para divulgar o projecto, em parte para satisfazer a minha própria curiosidade.

"O mercado do livro digital, que nos últimos anos tem vindo a crescer significativamente no estrangeiro, começa agora a desenvolver-se no nosso país, beneficiando da descida de preço dos eReaders e da proliferação dos smartphones e tablets. No entanto, estratégias editoriais à parte, tal desenvolvimento está limitado pela insuficiente oferta de títulos em português, num formato apropriado para leitura nesses dispositivos electrónicos.

Neste sentido, o Projecto Adamastor tem como principal objectivo atenuar essa escassez através da criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.

Tal não significa que o projecto se resuma à mera conversão de textos disponíveis online, bem pelo contrário: os colaboradores do Projecto Adamastor procuram acrescentar valor através de uma revisão cuidada de cada obra, de modo a minimizar o número de erros e a atingir uma versão fiel ao original, actualizada de acordo com a ortografia vigente. Tudo isto acompanhado por um design atractivo.

Uma iniciativa desta natureza depende de trabalho voluntário, pelo que se estiverem interessados em colaborar podem entrar em contacto connosco através do email geral@projectoadamastor.org, ou do formulário de contacto."

Sem comentários: