terça-feira, 5 de março de 2013

The Simpsons Futurama Crossover Crisis


Título: The Simpsons Futurama Crossover Crisis
Autor: Matt Groening

Opinião: Se já estão a gostar da capa aqui em cima, vejam a contracapa no fim deste texto, igualmente porreira!

E agora vai ser complicado comentar a espectacularidade deste livro. Não é uma obra-prima da literatura nem sequer uma graphic novel ou um conjunto de comics tremendamente genial. Mas é hilariante.

Ainda por cima são os Simpsons! E Futurama! Juntar ambas as coisas parece-me uma das melhores ideias de sempre, especialmente quando envolve tanta referência nerd por metro quadrado como este livro. Ele é um planeta vivo Nerdanus XIII com uma lua de comics e uma de actions figures, ele é uma carrada de personagens literárias, desde alguns vilões de Stephen King, a Sherlock Holmes, sem esquecer o Drácula, Capitão Nemo, Capitão Ahab e tantos outros!, e ainda referências a filmes de culto como Alien e 2001: Odisseia no Espaço.

Sempre hilariante, Matt Groening mostra-nos as personagens de Futurama a invadirem Springfield e as persongens de Simpsons a invadirem o mundo de Futurama, juntamente com dezenas de outras personagens literárias. As piadas jorram a uma velocidade estonteante e é quase impossível ler sem rir.

O desenho tem um ar bastante simples, pelo menos para padrões de BD normais, que para mim continua a ser impossível, mas é o traço típico das séries na televisão, que já é icónico por si mesmo. Todas as personagens continuam iguais a elas próprias e àquilo que nos habituaram no pequeno ecrã, o que ajudou à espectacularidade do livro. Ver um Zoidberg a resmungar ou um professor Farnsworth a dizer "Good news everyone!" é como ligar a televisão e ouvir aquelas vozes dentro da nossa cabeça.

Numa só palavra: awesome.


6 comentários:

Ana/Jorge/Rafa/Júlia disse...

Aqui vou ter de discordar... Achei o conteúdo extra e as referências literárias geniais, mas a história em si, para mim ficou ao padrão actual dos Simpsons e Futurama, que é muito mediano... Se tivesse sido feito há uns anos...

Jorge

Rui Bastos disse...

Não sou fã acérrimo, portanto não sei... Mas eu cá gostei bastante! (e sabia que me tinha esquecido de falar de alguma coisa, o conteúdo extra!)

Carolina disse...

meu deus.. é futurama.. e simpsons.. só pode ser fixe

Rui Bastos disse...

Concordo :)

André Nuno disse...

Acho bastante interessante o retracto ou a caricatura da sociedade dos E.U.A. que estas séries transmitem de forma leve e, muitas vezes, hilariante.
Normalmente prefiro "ler o livro do que ver o filme".
Tudo isto junto deve ser uma receita extremamente divertida e apelativa.
Gostei.
Boas Leituras.

Rui Bastos disse...

Eu pessoalmente aconselho :)