terça-feira, 30 de abril de 2013

A Coroa dos Deuses (A Saga de Alex 9 #2)

Título: A Coroa dos Deuses
Autor: Bruno Martins Soares

Opinião: Depois de um primeiro volume com algum potencial bem escondido, este segundo livro conseguiu ser melhor, sem se tornar espectacular, ou sequer 'bom'.

A escrita de Bruno Martins Soares é muito melhor, e há menos gritos a aparecerem escritos, mas... ainda existem. E as descrições de acção, em que os soldados fazem isto e aquilo e depois isto outra vez e mais aquilo e aparecem mais soldados e é então que acontece algo e e e e e e e... Percebo a ideia de querer dar um ritmo mais acelerado à leitura, mas a única coisa que me fez foi atrapalhar-me a leitura.

Mas tirando isto, e algumas situações bastante estranhas, posso dizer com segurança que até gostei do livro. A história começa a formar-se como deve ser, deixando de parte o semi-caos aleatório do primeiro volume, e ainda que a personagem principal, Alex 9, continue a ser uma super guerreira ligeiramente overpowered, isso acaba por estar bem relativamente bem explorado.

E tenho que confessar que algumas partes me foram surpreendendo. Os livros têm um ar bastante juvenil, e o primeiro volume pouco ou nada faz para contrariar esse aspecto, mas neste volume já começam a aparecer situações mais agressivas e violentas, incluindo pelo menos uma que me deixou chocado, não pela situação em si, que já li pior, mas por ter acontecido naquele momento, neste livro. Não estava, de todo, à espera!

O autor conseguiu, pelo menos, manter-me interessado e impedir-me de atirar o livro pela janela, por causa dos "AHHHHH", e "HAHAHAHAHAHAHAH" que foram aparecendo, ao construir uma narrativa mais sólida e ao começar a juntar as peças do puzzle.

Só tenho pena de uma coisa: que a protagonista seja a Alex 9. A história é claramente sobre ela, e ela é em praticamente todos os momentos o centro de tudo o que acontece, de uma forma ou de outra, directa ou indirectamente; mas eu fiquei muito mais interessado em seguir a linha narrativa dos seus mestres, Pierre e Kaoru Bach. Pareceram-me personagens mais interessantes e com mais potencial que a própria Alex 9, mas isso pode ter sido por eu ter problemas com personagens demasiado poderosas a quem as coisas correm invariavelmente mal *cough* Super-Homem *cough*.

Sem muito mais a dizer, quando falar do terceiro e último volume já vou estar capaz de dar uma apreciação global da trilogia. Fica a nota de que ao ler este volume achei que isto estava a melhorar, mas nunca fiquei a pensar que se iria tornar propriamente bom. É um livro razoável duma trilogia que se me afigura como mediana.

Sem comentários: