quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aprender a ter Medo

Título: Aprender a ter Medo
Autor: Mazan
Tradutora: Paula Amaral

Sinopse: Esta é uma história de um rapaz que não sabe o que é ter medo. "Ah, se ao menos eu conseguisse ter medo! Se eu conseguisse ter medo!", não se cansa ele de repetir. Mas nada feito: mesmo atravessando um cemitério a meio da noite, o pobre rapaz não consegue ter medo.

Assim, para que ele possa ficar a conhecer o que tanto ambiciona, o seu pai manda-o correr mundo. Cheio de boa vontade, o jovem parte ao encontro de espectros e fantasmas, de monstros e demónios... Conseguirá ele finalmente aprender a ter medo? Sabê-lo-ão lendo este livro!

Opinião: Já comprei este livro há tanto tempo que nem me lembro quando foi. Tenho uma vaga ideia que foi numa espécie de leilão, ou que envolvia rifas, e que eu andava na primária. É pequeno e já o li tanta vez que já quase sei a história de cor, mas há algum tempo que não pegava nele, e como ando numa de ler BD's, pensei "olha, e porque não?".

A verdade é que não me canso deste livro. Não sei se já tenho alguma ligação emocional profunda com esta adaptação de um conto dos Irmãos Grimm, por estar comigo há tanto tempo, mas eu simplesmente adoro este livro.

E não me canso de agarrar nele, como já o fiz tanta vez, e lê-lo duma ponta à outra, em toda a sua pequena extensão, duma assentada, se for preciso 2 e 3 vezes seguidas. É fantástico.

O livro conta a história de um rapaz muito despachado que não sabe o que é ter medo, e que quase desespera por uma oportunidade de ficar a saber. Sente genuína curiosidade, e enquanto que as pessoas à sua volta querem dinheiro e ser felizes, ele quer algo tão simples como sentir medo, porque não sabe o que é, vê toda a gente a senti-lo, de uma forma ou de outra, e anseia por sentir o mesmo.

Este desejo leva-o a várias peripécias, entre elas a de dormir 3 noites num castelo assombrado, dentro do qual é suposto acagaçar-se de tal maneira que nunca mais será o mesmo.

A história parece ter potencial para seguir caminhos bastante sombrios, e ainda que o faça de forma relativamente disfarçada, é e será sempre uma comédia. Negra, mas uma comédia. Conseguem imaginar uma pessoa sem medo a ser assombrada por espíritos e criaturas do mais variados tipos, não conseguem? Asseguro-vos, é hilariante.

O desenho é simples e expressivo, o que penso que permite transmitir a história na perfeição. A simplicidade dá azo a algumas liberdades criativas, e a expressividade ajuda a poupar nas palavras ou a reforçá-las.

Sei que posso ser um pouco parcial, e que deve ser quase impossível encontrar este livro para o lerem e confirmarem, mas digo-vos que o acho genial.

Sem comentários: