segunda-feira, 29 de abril de 2013

Futuro Primitivo



Título: Futuro Primitivo

Autores: Lucas Almeida, Ana Ribeiro, Manuel Pereira, João Ortega, Inês Cóias, Daniel Seabra Lopes, Marco Moreira, João Chambel, Ana Menezes, André Coelho, João Maio Pinto, Andreia Rechena, Bruno Borges, Rafael Gouveia, David Campos, Sílvia Rodrigues, Pepedelrey, José Feitor, Natália Andrade com Christina Casnellie, Uganda Lebre, André Lemos, Bráulio Amado, Gonçalo Duarte, Jucifer, Ana Menezes, Afonso Ferreira, Marcos Farrajota, Rudolfo, Ricardo Martins e Pedro Brito


Opinião: As pessoas que me conhecem sabem, de uma forma geral, que eu sou um tipo estranho. Aquelas com quem me dou mais não duvidam por um segundo que seja de que eu sou completamente louco. Mas até eu tenho limites.
Este Futuro Primitivo tem um conceito bastante interessante, e tudo podia conspirar para criar aqui um livro genial, e que fosse muito do meu agrado. A execução, infelizmente, ficou muito aquém, e a antologia ao estilo de cadáver-esquisito, em que cada autor pega nas histórias anteriores, escritas e desenhadas por outros autores, e a continua ao seu próprio estilo, acabou por se tornar apenas num cadáver-esquisito.



A história é completamente desconexa, e enquanto alguns dos autores têm momentos muito bons em termos de ilustração, outros são só... estranhos. Parvos. E aquilo que eu percebi da "história", que ainda devia ter mais aspas, foi uma tentativa geral de serem polémicos e modernos. O resultado, se me perguntarem a mim, é desastroso.



E até nem começa mal! A ovelha Dolly foi clonada várias vezes, e a vida dos seus clones, de aspecto humano, é seguida como num reality show. E depois é o descalabro. Há clones de Jesus, um Jesus-dinossauro (isso até foi porreiro), cenas sexuais bastante estranhas, e sequências bizarras para lá da minha compreensão.



Este livro é absurdo, pura e simplesmente. Até podia funcionar bem, mas parece que os artistas se esforçaram de mais, ou foram demasiado artistas, "vou pôr aqui uma porcaria qualquer moderna, junto algo polémico e estranho, e isto já fica montes de espectacular!". Eu sei que é uma versão um bocado preconceituosa dos artistas em questão, até porque se nota claramente que pelo menos alguns têm qualidade, mas depois de ler foi essa a ideia com que fiquei. Estranho. Bizarro. Perturbador. E não digo nenhuma destas coisas no bom sentido, garanto-vos. Em suma, não gostei e ainda bem que o livro não é meu.

3 comentários:

Nuno Amado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Amado disse...

Faço minhas as tuas palavras!
:D

Rui Bastos disse...

É que nem percebi o objectivo nem nada que se parecesse...