quinta-feira, 25 de abril de 2013

Rose of Fire


Título: Rose of Fire
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutora: Lucia Graves

Opinião: Sem nunca ter lido nada deste autor, posso dizer que fiquei curioso. O título deste conto já é interessante, ligeiramente banal, mas interessante. E depois logo no princípio fala-se em dragões e... Pronto, apanharam-me.

Conhecido pela sua espécie de trilogia que inclui A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu, Carlos Ruiz Zafón é um escritor que conheço apenas vagamente, ainda que me mantenha sempre atento, pois sei que uma boa parte destes seus livros giram em volta de uma biblioteca colossal, ou algo parecido.

Este conto é uma espécie de prequela a essas obras. Entre rosas, dragões e livros, o autor conta resumidamente a história da concepção e da construção do labirinto/biblioteca que pelos vistos é o centro dos seus outros livros. E fiquei interessado. Não fiquei muuuito excitado, porque achei a escrita algo seca e não muito envolvente, mas possivelmente a culpa é de ser uma tradução de uma língua latina, algo que raramente me soa bem.

Mas enfim, tem um dragão e fala-se muitas vezes de livros e algumas vezes de labirintos, eu não podia pedir muito mais, não é verdade? Imagino que para quem já leu os outros livros seja muito mais interessante do que para mim, mas gostei e fiquei com curiosidade para ler esses ditos livros, em parte também por causa do excerto do terceiro livro, O Prisioneiro do Céu, que vem no fim do conto (e que é maior que o conto em si...).

E quer dizer... Pode ser que tenham dragões.

2 comentários:

Helena disse...

Não conheço este, mas a "Sombra do Vento" é um dos romances mais belos que li.

Rui Bastos disse...

Este é um ebook grátis, que eu arranjei na loja da Kobo. E fiquei curioso para ler esse livro :)