domingo, 7 de abril de 2013

The Crystal Crypt


Título: The Crystal Crypt
Autor: Philip K. Dick

Opinião: Os contos de Philip K. Dick foram-me aconselhados pelo João Campos, do Viagem a Andrómeda. Como já gostava do autor, não foi preciso mais que isso para ficar curioso. Bastante curioso.

Uns dias depois, encontro na net, arrumadinhos e prontos a sacar, uns poucos contos de Philip K. Dick, a maior parte em formato compatível com o meu Kobo. Maravilha!

Optei por começar por este apenas e só porque foi o que me apareceu primeiro na lista. Não sei nada sobre os seus contos além dos títulos, e de que, segundo o João, são muito bons. Foi portanto uma aventura, ler este conto, uma aventura com boas expectativas que felizmente foram cumpridas.

Não que tenha achado o conto genial, porque não achei. A história começa a bordo duma nave a sair de Marte, com os últimos terráqueos que ainda estavam no planeta. A nave é abordada por marcianos, que andam à procura dum grupo de terroristas que fizeram desaparecer uma cidade inteira. E é então que, ligeiro spoiler daqui para a frente, não encontram nada e se vão embora, ainda que os terroristas estejam na nave e acabem a contar a sua história a um gajo desconhecido, que insiste nisso, o que não é nada suspeito, não é verdade?

Mas pronto, não vos quero estragar a leitura, mas também não estou muito preocupado com isso, porque todo o conto é deveras previsível. Foi esse, aliás, o meu único problema com ele. A estrutura é óptima, a narrativa é excelente, a ideia muito boa, tudo corria às mil maravilhas até às linhas que permitiam prever o resto do conto. Aconteceu duas ou três vezes, e acabou por tirar algum do interesse ao conto.

Só que isso não faz dele um mau conto. The Crystal Crypt é um bom conto, com ideias e noções interessantes, principalmente aquilo que aconteceu à cidade, e que me aguçou a curiosidade para futuros contos do autor.

Sem comentários: