domingo, 14 de abril de 2013

Youth


Título: Youth
Autor: Isaac Asimov

Opinião: Asimov foi um dos grandes, digam o que disserem, e olhem para a sua obra da perspectiva que olharem. Eu pessoalmente ainda lhe li pouca coisa e já tenho a certeza que tenho aqui um autor que me enche as medidas.

Este conto é mais uma acha para essa fogueira em particular. Especialmente porque conseguiu manter-me interessado ao longo da história, e depois na última meia dúzia de linhas deixou-me literalmente de boca aberta.

Sem querer dar muitos pormenores sobre o que é assim tão surpreendente, a história é sobre duas crianças que descobrem uns animais estranhos e ficam com eles, para irem para o circo. Os pais das crianças são um astrónomo e um industrialista, sempre chamados de Astronomer e Industrialist. Os dois animais estranhos são na realidade aliens (isso percebe-se logo, não se preocupem) e embora incapazes de comunicar com os jovens, a narrativa passa pelas suas perspectivas e ficamos a saber que são o Merchant e o Explorer.

A história desenvolve-se de forma bastante banal, com os miúdos a tentarem alimentar os animais e a fazerem planos, e os adultos a debaterem as suas coisas, e quer desses debates quer das interacções entre gerações, aquilo que se nota é uma grande diferença entre ser criança e ser adulto. Asimov provavelmente quis realçar isso mesmo, não se chamasse o conto Youth, e tal é a forma como acentua o gap, à falta de melhor palavra em português, entre gerações.

Com uma escrita sempre impecável e um fim surpreendente e imprevisível, este é um bom conto de um grande autor, do qual espero ler mais coisas num futuro próximo.

Sem comentários: