sábado, 1 de junho de 2013

O dia em que troquei o meu pai por 2 peixinhos dourados

Título: O dia em que troquei o meu pai por 2 peixinhos dourados
Argumento: Neil Gaiman
Arte: Dave McKean
Tradução: Pedro Silva

Sinopse: O que é que aconteceria se quisesses tanto os peixinhos vermelhos do teu melhor amigo que darias qualquer coisa que tivesses por eles? Absolutamente qualquer coisa. Até mesmo o teu pai...

Opinião: Livro infantil escrito por Neil Gaiman, mesmo que não fosse minimamente engraçado, já ganhava pontos pelo título. É tão idiota que se torna hilariante. E bem, é basicamente a premissa do livro.

Apesar do autor ser um dos meus preferidos, isto é um livro infantil, acho que é complicado um escritor, por muito bom que seja, se destacar realmente enquanto escritor, num livro deste estilo. É por isso que a minha parte favorita foram mesmo as ilustrações de McKean, meio psicadélicas.

Só não sei é se agradam às crianças a quem o livro se dirige, talvez sejam demasiado psicadélicas... E a escrita é um bocado repetitiva. É defeito de ser um livro para crianças, portanto não o posso recriminar por isso, mas pronto, queria referir isso.

A história em si é engraçada, e está permeada com um certo sentido de humor bastante peculiar, que ainda me fez rir umas poucas vezes. A ideia do pai que passa de mão em mão, como vulgar moeda de troca, sem nunca despegar os olhos do jornal está genial. A demanda dos filhos para o trazerem de volta é engraçada, e o final mostra novamente como o humor pode ser mais infantil e ainda assim agradar a toda a gente.

Não aconselho propriamente a leitura, mas digo-vos que não perdem nada, tirando alguns minutos. Pelo menos dá para se rirem.

2 comentários:

Boboquinha disse...

Parece-me interessante, no sentido de estimular bastante o imaginário e a imaginação infantil (e não só)

Rui Bastos disse...

É bem provável, sim :)