segunda-feira, 10 de junho de 2013

Último dia da Feira do Livro!

E começa daqui a umas horas o último dia da Feira do Livro. Mesmo com a falta de dinheiro que afecta toda a gente, e os preços não tão simpáticos como é costume dos alfarrabistas, não deixem de lá ir, se ainda não forem. Não há tantas oportunidades quanto isso para arranjar tantos livros tão baratos, no nosso país à beira-miséria plantado.

Acreditem em mim, as oportunidades andam lá, é preciso é procurar e saber olhar para um monte de livros. Se na Livros do Brasil temos a vida facilitada, com as centenas de Argonautas que estão ali todos direitinhos à nossa espera, todos a custarem menos do que aquilo que eu costumo pagar por uma almoço, noutras bancas isso pode ficar mais complicado.

Felizmente já estou mais do que treinado, e graças a isso consegui ter um breve relance meio enviesado de um livro, e perceber de imediato o que era: a edição linda do Kalevala que namorei durante anos. Com prefácio de Jorge Sampaio, capa dura, com aquela espécie de tecido, e um aspecto fantástico, esta edição da grande epopeia finlandesa apareceu há 6 ou 7 anos nas livrarias, e eu babava-me sempre um pouco ao passar por ela.

O meu fascínio por epopeias está bastante bem documentado, e acho que todos os leitores gostam de ter um livro nas mãos para o qual possam olhar e dizer "porra, que coisa bonita". O Kalevala cumpre todos os requisitos para o meu fascínio, com o bónus de ter sido semi-adaptado a uma história do Tio Patinhas e companhia limitada (a sério!). E o sacana do livro estava lá, na banca da Saída de Emergência, calmamente a 5 euros, lá no meio dos outros todos, humilde e sossegado. É que nem hesitei, como devem imaginar.

Portanto vão por mim quando vos digo que as pechinchas e as oportunidades andam por lá. E o meu primo também, já agora, a escrever retratos, com direito a ser notícia e tudo. Aproveitem!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vivo no país que reclama essa epopeia, já a li na língua original. Vale muito a pena.

Rui Bastos disse...

Ah! Quem me dera! Hei de ler isto em breve :)