quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fire Above, Fire Below

Título: Fire Above, Fire Below
Autor: Garth Nix


Opinião: Baseado numa ideia interessante, este conto de Garth Nix agradou-me.

Logo para começar, envolve dragões, o que é sempre um ponto positivo, na minha não-tão-humilde-quanto-isso opinião.

Imaginem que os dragões são criaturas que vivem debaixo da terra, e que quando estão perto de morrer sobrem à superfície, para se escapulirem.

Agora imagem que um dos sítios preferidos para os dragões saírem das profundezas da Terra, fica numa cidadezinha pacata, e que andaram a construir coisas por cima desse local.

Como devem imaginar, acontece bodega. A fantástica ilustração de David Hunt que tenho ali em cima, para além de absolutamente fantástica, é bastante sugestiva. Acho que conseguem perceber...

Felizmente a cidade tem um pacto com os Dragonborn um estranho grupo de pessoas que são meio-dragão. Ou talvez um pouco mais de meio... Ylane é a mulher misteriosa (e badass, diga-se de passagem) que responde ao chamamento do Mayor e do Chefe dos Bombeiros, e que promete resolver a situação.

A forma como o faz é bastante curiosa, e só fiquei desapontado com o fim. Embora faça o seu sentido, e esteja bem escrito, foi demasiado repentino e pouco explicativo. Isto podia até nem ser mau, mas neste caso achei que a explicação final caiu ali um pouco de pára-quedas, sem necessidade nenhuma.

No entanto isso não me estragou a leitura, e posso afirmar que gostei deste conto. Tendo já lido uma trilogia de fantasia do autor, Fire Above, Fire Below (grande título, já agora) conseguiu despertar a minha curiosidade adormecida sobre as restantes obras de Garth Nix.

Sem comentários: