segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Finis


Título: Finis
Autor: Frank L. Pollack
Tradutora: Virgínia Rocha

Opinião: Não conhecia o autor, mas fiquei agradado. A premissa é interessante: o universo é finito, e tem uma mega-estrela no seu centro, cuja luz só agora está a chegar à Terra. Até aqui tudo bem. Só que o conto torna-se numa história relativamente original sobre o fim do mundo, e é aí que as coisas ficam verdadeiramente interessantes.

O cenário apocalíptico gerado pela luz intensa que esta nova estrela emite está bastante interessante e bem conseguido. Coisas a explodirem, caírem e a arderem por todo o lado, o que é que há para não gostar?

Só a interacção entre os dois protagonistas é que não me agradou por aí além. Como possivelmente últimos membros da espécie, deixam-se enamorar e querem-se papar e é uma festa... A conversa em si nem estava muito exagerada nem forçada, o conteúdo da dita conversa é que me fez alguma confusão.

Quanto à escrita, devo dizer que a devo ter achado mediana, nem boa, nem má. Isto porque não reparei. Não liguei muito à escrita, estava mais concentrado na história, e não apareceu nenhum momento que me tenha posto a pensar "epah, que porcaria que para aqui vai", nem "genial! genial! genial!". Foi-me um bocado indiferente. Daí a classificação mediana.

Mas no fim Finis (ah!) mostra-se um conto competente e bem estruturado, igualmente apocalíptico e relaxado.

Sem comentários: