sábado, 10 de agosto de 2013

Kingpin Books


Quando comecei a ler BD com mais frequência, foi em grande parte por causa desta loja/editora.

O facto dela se situar a 5 minutos a pé da minha faculdade foi um bónus. Quantas vezes lá passei, antes de ir para casa! Com muita pena minha não comprei mais coisas, e não frequentei tanto quanto queria, mas sabia que era sempre uma visita em que pelo menos descobria qualquer coisa nova.

E para o ano tenciono continuar a ir lá e, com sorte, a comprar mais coisas. O mundo da BD é fascinante, e eu mal comecei a aproveitá-lo.

Mas o que é que a Kingpin tem de tão absurdamente fascinante? Para além de ter na sua loja uma quantidade imensa de títulos e outros artigos (peluches, porta-chaves, etc.), ainda edita uma boa dose de BD, a maior parte de grande qualidade, com uma forte aposta em autores portugueses e com BD para crianças incluída!

Eu próprio já li, e fiquei satisfeito, A Conspiração Ivanov (Agentes do C.A.O.S. #1)Nova O.R.D.E.M. (Agentes do C.A.O.S. #2)A Fórmula da Felicidade #1A Fórmula da Felicidade #2Mucha e O Pequeno Deus Cego. As edições são óptimas, e os livros têm uma qualidade acima da média, embora tenha acho alguns mais fracos (Agentes do C.A.O.S., estou a olhar para vocês).

Como se isto não bastasse, ainda foi nesta loja que encontrei um livro que achava ser impossível de encontrar, o Mostra-me a tua espinha, do David Soares, e que agora faz parte da minha colecção de livros de um dos autores que mais aprecio.

Mas há mais! A Kingpin ainda organiza o Anicomics. O Mário Freitas, responsável por esta brincadeira toda, não deve ter descanso. Ainda por cima ainda mete as mãos na massa e trata da legendagem e outras coisas que tais, nalguns dos livros que edita. Nem sei se não me está a escapar alguma que ele e a editora façam...

Como já devem ter percebido, sou um grande fã desta excelente editora, que é também uma excelente loja. É um sítio onde as novidades lá de fora chegam cá dentro, e uma entidade que se preocupa em editar autores portugueses de qualidade, em edições de qualidade. Por isto tudo merece apenas os meus parabéns.

Espero que mantenha a qualidade, que cresça e tenha cada vez mais o destaque que merece, e que continue a editar boas obras portuguesas do universo bedéfilo. Sei que há pelo menos um livro do David Soares, com desenho do Pedro Serpa na calha... Mais mais mais!


P.S.: Acompanhem também o Facebook e espreitem o blog, que infelizmente está parado desde 2010.

2 comentários:

Mário Miguel de Freitas disse...

Boa tarde, Rui.

Faço aqui o meu mea culpa por não acompanhar o teu blog e por nem saber que tens feito este acompanhamento regular dos livros que tenho editado. tenho de agradecer ao Nuno Amado pela chamada de atenção.

Acredita que é muito gratificante para um editor e autor que alguém se dê ao trabalho de escrever sobre os seu livros, independentemente da crítica ser mais ou menos favorável. Já dizia alguém que as críticas são sempre boas, porque isso significa que as pessoas se importam.

Termino apenas puxando a brasa à minha sardinha, sugerindo-te que dês uma vista aos meus Super Pigs. O primeiro, Live Hate, esteve nomeado em 2011 para Melhor Argumento dos Prémios Nacionais do Amadora BD, e o 2º, o recente Roleta Nipónica, foi apelidado pelo jornalista Pedro Cleto como "um caminho para a BD portuguesa".

Fica a sugestão ;)

Obrigado e um abraço.

Rui Bastos disse...

É bom ver os meus elogios a chegarem a quem de direito!

Continuarei a acompanhar os livros, e tenho os Super Pig na calha, worry not :)

Parabéns por um excelente trabalho! Abraço.