sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Véu Negro do Pastor

Título: O Véu Negro do Pastor
Autor: Nathaniel Hawthorne
Tradutor: José Manuel Esteves

Opinião: Uma coisa que gosto bastante em ler contos, é o facto de ser uma forma fácil de ficar a conhecer novos autores. Como é o caso deste Nathaniel Hawthorne.

Sendo de um autor praticamente desconhecido da minha pessoa, não tinha expectativas altas nem baixas, quando iniciei esta leitura. Queria apenas ver como é que era a história, a escrita, enfim, o conto.

Aquilo que encontrei foi algo arrepiante. Um padre que tem a cara coberta com um véu, que nunca levanta. Os populares atiram suposições, ideias e superstições, mas o padre não se descose.

Esse elemento misterioso é o tema central do conto, com o véu a assumir quase o papel de uma personagem. Em redor disso há uma atmosfera misteriosa bastante bem construída e com uma escrita agradável.

E o final, que podia facilmente ter estragado tudo, fez provavelmente a melhor coisa que podia ter feito, e que não vou revelar. Muahahahaha. Desculpem, já passou. Mas vou continuar a não revelar. Contra tudo o que eu pensei que ainda ia acontecer, a história conseguiu surpreender-me com um final emocionante, profundo e, pronto, eu digo, bonito.

Trocando tudo isto por miúdos, vou ter que investigar o autor e eventualmente pegar em mais qualquer coisa sua.

2 comentários:

Gaiata disse...

Fiquei tão intrigada crítica que assim que tiver tempo acho que vou dar uma vista de olhos :p Para tu dizeres que é bonito deve ser uma história do além ;)

Rui Bastos disse...

Vê lá se queres que te empreste o livrinho... Seria interessante emprestar-te 60 páginas de um livro que cabe no bolso depois de te emprestar 900 páginas de um livro que mais parece uma arma de arremesso!

E eu sei apreciar a beleza, não sou assim tão mau :)