segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mal por Mal


Título: Mal por Mal

Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradutora: Telma Costa

Opinião: Livro pequeno, praticamente um conto. Não fiquei fã. Até agora tenho gostado do que tenho lido deste autor, mas este achei bastante mediano.

Os temas são os habituais: o glamour e a decadência de um certo estilo de vida americana. Fachadas e hipocrisias, amores e desamores, etc.

Mas desta vez não estava a pegar. Quase até ao fim o livro pareceu-me apenas uma descrição de pessoas vazias, sem qualquer propósito. Nem as pessoas nem a descrição.

A história de um encenador de teatro arrogante, e da sua amada com sonhos de ser bailarina não me estava a convencer. Mas há um momento perto do fim em que tudo muda e permite pôr tudo o que aconteceu em perspectiva. E o final é bom!

Percebo que a ideia talvez até tenha sido esta desde o início: uma história seca e aborrecida, com um acontecimento perto do fim que muda tudo. A perspectiva altera-se e as conclusões tiram-se de forma quase imediata. Mas acho que o autor não executou muito bem, e embora o contraste funcione, não funciona tão bem como poderia. Uma pena.

Sem comentários: