sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ultra-Heróis

Titulo: Ultra-Heróis

Argumento: Ricardo Secci, Alessandro Ferrari, Giorgio Salati, Augusto Macchetto
Desenho: Stefano Turconi, Antonello Dalena, Ettore Ghia, M. Razzi, E. Urbano, Roberta Migheli, Lara Molinari

Opinião: Ok, eu confesso, isto não é exactamente um livro, uma vez que os episódios da história foram distribuídos por nove revistas Comix. Mas tem um ar apelativo! E é fixe!

E pronto, não é a primeira vez na história que os livros são publicados aos pedaços, portanto vou criticar isto como se de um livro se tratasse.

Para começar, a arte surpreendeu-me. É moderna, coisa que normalmente não me costuma agradar, mas o traço é fenomenal, e as cores e sombras estão muito bem usadas, sem tornar a coisa demasiado cartoonesca.

Agora há uma série de coisas que são engraçadas: a reunião dos super-heróis, os Bad-7, o plano, a interacção entre os vários heróis e entre os vários vilões, a distinção clara de personalidades entre todas as personagens... Por aí, foi um bom trabalho.

E as personagens estão super expressivas. Esta deve ter sido a banda desenhado de patos e ratos em qeu vi estas personagens mais expressivas, mais vívidas. Fiquei honestamente impressionado e agradado. Junte-se isso a um bom sentido de humor, e está tudo preparado para algo bastante interessante...

Quanto à história em si, é simples (e familiar): um grupo de vilões reúne-se para executar um grandioso plano maléfico, e os heróis juntam-se para os derrotar. Não só os mais conhecidos, como o Superpato, o Morcego Vermelho, o Superpateta e a Superpata, mas também um Iron Gansolinus e um Gastão com um nome que não me lembro.

Gostei mesmo foi de ver este último a sofrer as consequências da sua personalidade horrível, e a tramar-se à grande por causa da sua sorte. Foi um bom twist na personagem, e um bónus para mim, que não gosto nada deste tipo.

A situação entre o Superpato/Donald e a Superpata/Margarida é deveras engraçada, mas no meio disto tudo fiquei com a sensação de que os vilões funcionam melhor enquanto equipa e enquanto personagens do que os heróis!

E depois... A reviravolta! A intriga! Não estava à espera. E é fascinante como as pessoas mais úteis são os não super-heróis: Tio Patinhas e Mickey. Vou ignorar o facto de ser sempre o Mickey a salvar o dia, mas foi bem ver um Tio Patinhas a lembrar o Patinhas jovem da Saga do Tio Patinhas, destemido, inventivo e sempre a safar-se de problemas pelas suas próprias mãos!

No fim, acho que a história podia ser melhor, mas gostei muito de ler isto. Ler algo maior do que as quinze a quarenta páginas de uma história normal é sempre algo bom de se fazer, e achei esta história bem encadeada e bem contada. O final não me satisfez muito, e fiquei sem perceber o motivo de o Mickey também ter sido recrutado, se não se tornou num super-herói e se as únicas contribuições decentes não eram esperadas.

Mas pronto, não foi nada mau, e aconselho a leitura, se conseguirem reunir as Comix com a história!

Sem comentários: