segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gravuras e Desenhos M.C. Escher


Autor: M.C.Escher
Tradutora: Maria Odete Gonçalves-Koller

Sinopse

Opinião: Não há palavras para descrever a sensação de deslumbramento quando se olha com atenção para uma ilustração de Escher. O homem era um génio! E este livro - que apenas me custou cinco euros! - reúne uma quantidade imensa de trabalhos, todos eles absolutamente fascinantes.

O prefácio, os comentários e as descrições do próprio autor ainda aumentam o interesse, pois é uma oportunidade para ver como é que Escher trabalhava, onde é que se inspirava, e qual a sequência lógica da sua obra.

A verdade, no entanto, é que só mesmo vendo é que se percebe. As suas construções imaginárias são mágicas, os padrões repetitivos têm uma complexidade fora do comum, e até nos desenhos mais "simples", que por vezes não passam de meros estudos, a sua destreza brilha.

O mais impressionante no meio disto tudo ainda é a ligação íntima que a sua obra tem com a matemática, especialmente com a geometria. O autor fala frequentemente de como foi na matemática que encontrou de facto a fonte de inspiração e a motivação para a maior parte do seu trabalho, e é possível ver algo impressionante na sua obra: conceitos matemáticos abstractos, como o infinito, expostos visualmente, de forma simples e elegante.

Escher consegue isso e muito mais. A edição faz jus ao autor, com todas as imagens bem grandes e em papel de qualidade, que permite observar pequenos pormenores. Eu desde sempre que sou fascinado com M.C.Escher, mas este livro reacendeu o interesse, ao lembrar-me da quantidade de desenhos, pinturas e gravuras simplesmente maravilhas que o autor concebeu.

Para alguém com um interesse tão forte em matemática como eu, este livro tem várias leituras, ou visualizações, se assim o quiserem. Mas mesmo que odeiem números e associados, aconselho-vos a abrir este volume (ou simplesmente a investigarem o autor) porque isto é arte e é ciência, brilhantemente unificados e absolutamente indescrítivel. A única coisa que sei de certeza é que é fantástico.