segunda-feira, 23 de março de 2015

O Regresso dos Dragões (A Idade das Trevas #1)


Autora: A.J.Lake
Tradutora: Maria de Fátima St. Aubyn


Opinião: Comprei esta trilogia há uma série de anos, ao preço da chuva, juntamente um jornal qualquer. Eram livros, baratos, com dragões na capa. Raramente é preciso mais do que isso para me convencer.

Na altura li e lembro-me que gostei. Fiquei com saudades e voltei a pegar neles, que ainda por cima são pequenos e de leitura rápida. Conclusão? Também estou a gostar, mas consideravelmente menos. Agora tenho a noção de que são bastante juvenis e apenas moderadamente bem escritos. Possivelmente com alguns problemas de tradução.

É que é assim, por muita Idade Medieval que isto seja, os diálogos estão escritos de forma actual. Não cabe na cabeça de ninguém que as personagens digam "Não consigo lobrigar nada!". Poupem-me!

Mas tirando a linguagem simples, os diálogos fracos, a escrita básica e a história juvenil e básica, até é uma leitura agradável. Pelo menos é uma boa mudança das coisas mais densas que vou lendo. E nem começa mal: um príncipe incógnito num barco que é afundado por um dragão, e que sobrevive juntamente com a filha do capitão.

Juntos vão-se ver envolvidos numa bela quantidade de alhadas, ao mesmo tempo que o príncipe, Edmund, descobre que tem um dom que é muito mal visto, e a rapariga, Elspeth, se vê aprisionada a outro dom que lhe dá mais problemas do que outra coisa.

Pelo meio, dragões! Intrigas medievais! Disfarces! Um menestrel misterioso! Um velhote misterioso! Uma demanda! Reis! Traições! Plot twists! Desgraças familiares!

Enfim, parece um bolo de literatura juvenil, foi só seguir a receita e juntar, sem mexer muito para ser relativamente óbvio. Não é uma má leitura, mas não é grande coisa. Vou acabar de ler a trilogia só para ficar a saber como a história acaba e pronto...

Sem comentários: