segunda-feira, 2 de março de 2015

Verily, a New Hope (William Shakespeare's Star Wars #1)


Autor: Ian Doescher


Opinião: Se alguém achar que precisa de sinopse para este livro, que se esconda. Não podia ver nada mais literal. William Shakespeare's Star Wars: Verily, a New Hope, é exactamente isso: o primeiro filme (e quarto episódio) de Star Wars, A New Hope, contada como se fosse uma peça de teatro escrita por William Shakespeare.

Agora estão todos a pensar que isto é muito estranho. É, é um bocado. Mas por outro lado, é das coisas mais fantásticas que já me veio parar às mãos! Querem uma prova?

"I find thy lack of faith disturbing."

Digam-me, honestamente:


É que eu estive mais do que entretido durante todo o livro. Há qualquer coisa de fantástico em ver esta obra de ficção científica (ou fantasia, depende de quem perguntarem) escrita neste estilo clássico e muito próprio de Shakespeare. Está absolutamente impecável, de uma ponta à outra!

A melhor parte é que conta exactamente a história do filme, com uma mera adaptação a nível estilístico. Poucas coisas me agradaram mais num livro do que acompanhar as desventuras de C-3PO e R2-D2 em pentâmetro iâmbico. Entre outras coisas, é deliciosamente nerdy.

E Doescher ainda conseguiu fazer disto um livro seu, ao incorporar alguns pormenores que mudam ligeiramente a forma como nós percebemos as coisas. Por exemplo, o R2-D2 só comunica nos seus habituais apitos e zunidos, mas quando faz apartes para o público, fala normalmente. É então que acontece magia, com o dróide a ganhar uma dimensão que é muito mais subtil no filme: a de herói ignorado, ou a de único ser razoável nas vizinhanças.

A sério, fiquei honestamente espantado, e só me resta agradecer à minha namorada por me ter oferecido este livro. Ainda por cima a edição em capa dura, com ilustrações simplesmente fantásticas (como podem ver na capa), é das mais bonitas que tenho nas minhas estantes.

O único problema é que agora quero preciso de ler o resto dos livros! E aconselho vivamente a que façam o mesmo, especialmente se forem fãs de Star Wars. Ou Shakespeare. Ou ambos. Ou nenhum. Este livro é divertido o suficiente para toda a gente!

Sem comentários: