sábado, 18 de abril de 2015

A ficção de ideias de Ted Chiang



Correndo no risco de me repetir demasiado, vou voltar a dizer que a escrita de Ted Chiang me agrada bastante. Ou melhor, os seus contos têm-me agradado bastante de uma forma geral. E de cada vez que leio alguma coisa sobre este autor, fico fascinado com a figura peculiar.

Estamos a falar de um dos escritos de FC mais condecorados dos dias de hoje, mas que escreveu relativamente poucas coisas e é brutalmente discreto. É fácil não saber da sua existência. O que é uma pena, porque a sua obra, ainda que pequena, é certamente extraordinária.

A razão está no título desta crónica. Chiang é um verdadeiro autor de FC como já existem poucos; alguém que escreve verdadeira ficção científica na sua vertente de ficção de ideias. Dos que li até agora (e dos outros que conheço), parece-me que a premissa podia ser resumida numa pergunta, normalmente simples mas que apresenta um enorme desvio à norma. O que se segue são enormes reflexões - e até desconstruções - sob a forma de histórias.

Fascinante. A sério. Não sei como é que o homem o faz, mas conseguiu cativar-me de uma forma impressionante nas suas histórias. Ainda só li quatro, das quais apenas comentei três, incluindo uma de que não gostei assim tanto quanto isso. Mas já sei que é um autor que me enche as medidas, sem sombra de dúvida.

Nem sequer preciso de conhecer muito mais para lhe reconhecer o talento. A escrita flui com facilidade, assim como as ideias, as personagens são credíveis, as situações são interessantes, o argumento é bem construído, o ambiente é bem estabelecido, os diálogos não soam completamente idiotas, enfim, é só coisas boas.

Aliás, defeito defeito, só o facto de ter tão pouca visibilidade, o que faz com que não seja fácil arranjar livros dele por cá. Mas eles hão-de aparecer nas minhas estantes, que se forem todos como os que já li... Vai lá vai!

De alta qualidade, assertivos mas diplomáticos, e provocadores. São assim, os contos de Ted Chiang, sem qualquer ponta de dúvida, alguma da melhor FC que por aí anda.

Sem comentários: