segunda-feira, 20 de abril de 2015

Garfield


Autor: Jim Davies

Opinião: Isto na realidade não é um livro. É um conjunto de quatro livros relativamente antigos que tinha por aqui perdidos. Mas serve como opinião à personagem, que é mais do que fantástica. E de onde será que vem o meu fascínio por um gato (um de dois defeitos) cor de laranja (o outro defeito) que é o pináculo da preguiça, da gula, que odeia acordar de manhã, Segundas-Feiras, cães, pessoas, e que tem um fascínio por comida, especialmente por lasanha, para além de ser dono um humor fantástico com pitadas de sarcasmo?

Não estou a ver.

Só que pronto, o sacana do gato é realmente fenomenal. Consegue ser hilariante, incisivo e altamente palerma. As suas características de base já fazem dele uma personagem interessante, e a premissa das tiras de BD em que aparece é mais do que suficiente para me despertar o interesse, mas as piadas e as situações estão tão bem feitas e planeadas (normalmente) que tudo se torna ainda melhor.

O que é que há para não gostar na mediocridade azarenta de Jon, o dono de Garfield? Ou da personalidade pacóvia mas sortuda de Odie? Ou até da fria falta de humor da veterinária de Garfield, por quem Jon se apaixona perdidamente, vá-se lá perceber porquê?

Há muito por onde escolher, e aconteça o que acontecer, muitas gargalhadas para soltar. Os quatro livros que li, praticamente de rajada, têm vários conjuntos de tiras que até estão ligeiramente relacionadas entre si mas que, no geral, são completamente independentes. Não me lembro de ter lido nenhum em que não tenha pelo menos feito um sorriso.

Um dia ainda vou comprar uma colectânea de todas as tiras. Até lá, de certeza que vou reler estes!

Sem comentários: