quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Hannibal [T2]



Ah, Hannibal. Uma personagem que entra naquela categoria de vilões dos quais é impossível não gostar. Desde Anthony Hopkins que o psiquiatra canibal está bem destacado no nosso imaginário colectivo. O receio de fazer uma série com outro actor e novas abordagens a várias das histórias não era completamente infundado. Foi um risco enorme, mas um risco que valeu a pena.

A execução de cada cena e de cada linha narrativa é tão perfeita que mete dó. Toda a série tem um aspecto visual grandioso e espectacularmente bizarro. Cada cena parece uma obra de arte, não só pela qualidade mas com a convicção com que aparece no ecrã.

No entanto é a história e a opressão psicológica que as personagens exercem umas nas outras (e no espectador) que faz com que isto valha mesmo a pena. A narrativa enrola-se sobre si própria e produz algumas das maiores reviravoltas que já vi numa série.

E mais do que isso, os momentos de tensão são verdadeiros momentos de tensão extrema, durante os quais tudo ajuda, desde os planos que duram até ao ponto do desconfortável, a música agressiva, sinfónica e claustrofóbica, e as metáforas visuais extremamente perturbadoras.

Ainda há melhor, no entanto! Todas as personagens, todas, mostram uma evolução real e significativa. A quase descontrolada descida à insanidade de Will Graham, a forma super controlada como Hannibal Lecter navega no meio de toda a gente, enfim, fantástico a todos os níveis!

Cada episódio é tão intenso, que chega a ser mentalmente extenuante acompanhar a série. Entre pessoas que morrem, dramas vários que se desenrolam, e a noção de que há uma personagem, Hannibal Lecter, que sabe mais do que nós, que estamos a ver tudo, é impressionante.

No fim é uma série que vale bem a pena e que é sem dúvida uma das melhores séries de sempre. O que levanta a questão de porque raio é que foi cancelada, mas enfim. Vejam!

2 comentários:

Anónimo disse...


Hannibal Lecter igual a Anthony Hopkins, para mim.

Isso não quer dizer que eu desgoste de Mads Mikkelsen; acho que é um actor fenomenal que está ainda à espera do seu vilão único... espero eu.

Existem actores que parecem talhados para serem grandes vilões como o Mads Mikkelsen, o Neal McDonough (este é um vilão medíocre em cada série que entra...), o Rufus Sewell ou o Jonathan Rhys Meyers, mas depois parece que não têm sorte (ou competência) nos papéis que escolhem.

É triste...

Abraço
FBF

Rui Bastos disse...

Mas este tipo está muito bom também!